Na mesma ordem Teles Jr., Ana Paula, Ângelo Ferreira e Alis Vanzeler são os candidatos a vice

À medida que se aproxima o início da campanha eleitoral, as definições sobre os candidatos vão aparecendo e o eleitor vai formando as primeiras impressões sobre aquele que melhor pode exercer o mandato de governador do Estado do Amapá.
Depois desse momento em que o eleitor conhece as definições e faz suas análises de preferência, ainda vão ser oferecidos ao eleitor, mais de 550 mil aptos a votar no dia 2 de outubro, os nomes, os partidos e as coligações que estrão destrinchando o seu programa para melhor conduzir os interesses da população.
Os números que irão para a urna eletrônica e que a serão digitados, na forma secreta, pelos eleitores, até agora são os seguintes: 77 de Clécio e Teles Jr.; 16 de Gianfranco e Ana Paula; 15 de Gilvan Borges e Ângelo Ferreira; e 28 de Gesiel Oliveira e Alis Vanzeler.
Outros nomes e números ainda estão sendo aguardados e que poderão formar nesse grupo para disputar a preferência do eleitor.
A eleição para governador é uma eleição majoritária e, como tal, pode haver coligação, que será definida depois de todos os partidos e federações enviarem as decisões que tomaram em convenção no período de 20 de julho a 5 de agosto.
A Justiça Eleitoral tem 10 dias, até o final do dia 15 para analisar os pedidos de registro de candidaturas. Até agora, além das 8 já pedidas para governador e vice, já estão para julgamento no TRE mais 12 candidaturas, entre titulares e 1.º e 2.º suplentes para a renovação de 1/3 do Senado da República; mais 106 para deputado federal e 264 para deputado estadual.

Já são quatro os candidatos a ocupar a principal cadeira do Palácio do Setentrião, a partir do começo de 2023. (Foto: Arquivo do Jornal do Dia).