Municípios do Sul do Amapá foram visitados pela comitiva do TRE-AP, que fez demonstração da nova urna eletrônica.
Moradores dos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no extremo Sul do estado, receberam esta semana a visita da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CA) do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP).
A Comissão apresentou à população o projeto “Votar sem Barreiras”, apresentaram o novo modelo de urna que será usado nas eleições deste ano, bem como realizaram treinamento para os eleitores com deficiências visual e auditiva, e mobilidade reduzida. A demonstração foi feita também, para estudantes de escolas públicas da região.
A comitiva do TRE-AP esteve em Vitória do Jari, onde a população pôde participar de um treinamento simulado de votação com a nova urna modelo 2020, na Escola Estadual Munguba do Jari.
As novas urnas eletrônicas são equipamentos mais modernos e mais rápidos, e contam com recursos para facilitar a votação de pessoas com deficiência auditiva e visual nessas eleições 2022.
Em seguida a Comissão esteve em Laranjal do Jari, no campus do Instituto Federal do Amapá (IFAP), onde ocorreu a apresentação do projeto.
O treinamento com as novas urnas que possuem tecnologia avançada está sendo levado para todo o interior do estado.

Outros municípios
De acordo com o secretário executivo da Comissão, Militão Pereira, outros municípios serão igualmente visitados com o mesmo objetivo: dar conhecimento ao projeto “Votar Sem Barreiras”.
Desde ontem, até o dia 2 de setembro, a Comissão estará nos municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes e Tartarugalzinho, e de 5 a 9 de setembro, em Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio.
Desde que foi criado, o projeto já visitou os municípios de Amapá, Calçoene, Oiapoque, Vitória do Jari e Laranjal do Jari, além da capital, Macapá.
Mais de 45 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de deficiência, segundo o Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São pessoas que ainda enfrentam desigualdades no acesso à escolaridade, ao mercado de trabalho e a serviços.