Desde as primeiras horas da terça-feira, dia 16, a campanha está nas ruas das cidades brasileiras e, certamente, nas ruas de Macapá e Santana, e demais sedes dos municípios, em uma festa democrática onde o eleitor que ainda não tinha definido o seu apoiamento. Agora, com a lista dos candidatos conhecida, as bandeiras voltam a dar o tom de campanha para a cidade e as caminhadas mostrar a disposição dos candidatos.
Aproveitar essas primeiras movimentações para gravar bases para o horário eleitoral gratuito, principalmente no rádio e na TV, é uma estratégia repetida, mas eficiente para dar volume aos programas, principalmente na televisão.
Macapá (56,57%) e Santana (15,15%), com 71,72% do eleitorado apto a votar no dia 2 de outubro, são as cidades detentoras das preferências de caminha e bandeiradas dos planejadores de campanhas e dos próprios candidatos, considerando que tem potencial para alcançar um maior número de eleitores.
O dono da vaga para o Senado será conhecido no dia 2 de outubro, enquanto os donos das vagas para os cargos de governador e vice-governador poderão ser conhecidos apenas no dia 30 de outubro pois, para estes cargos, há a possibilidade de um segundo turno de votação, marcado para o último domingo de outubro, dia 30, caso nenhum dos que concorrem ao cargo não atinja a marca de 50% dos votos + 1 voto, na eleição em primeiro turno.
São 6 os candidatos que pretendem governar o Estado, com os seus respectivos vices. São 8 os candidatos a ocupar a vaga aberta no Senado.
A eleição para escolha do Senador será de “um tiro só”, isto é, no dia 2 de outubro se decide tudo e o eleito toma posse no primeiro dia de fevereiro de 2023.