Foi divulgada pela Rede Amazônica a primeira pesquisa Idec de intensões de voto para as eleições de outubro. Para governador o candidato da coligação “Amapá para Todos”, Clécio (SD) aparece na frente com 41% das intenções de voto, vindo em segundo o candidato da coligação “Pra Mudar de Verdade”, Jaime Nunes (PSD), com 35%.

PARA O SENADO
Na mesma pesquisa foi perguntado aos 800 eleitores que foram entrevistados “em quem votaria para o Senado” e a maioria respondeu que votaria em Davi (UNIÃO) da coligação “Amapá para Todos”. 39% afirmou que votaria em Davi, sendo que 21% disse que votaria na candidata da coligação “Eficiência e Trabalho”, Rayssa Furlan (MDB).

SURPRESA
A surpresa ficou por conta do índice obtido pelo candidato da coligação Frene Popular pela Democracia, Capi (PSB). 12% dos entrevistados disseram que votariam em Capi. Para quem já liderou as pesquisas noutros pleitos, a preferência de apenas 12% da massa do eleitorado amapaense é pouco.

PESQUISADOS
Segundo os registros fornecidos pelo instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC), foram ouvidas 800 pessoas (eleitores) entre os dias, inclusive, 21 e 23 de agosto, em 8 municípios amapaense, projeta uma margem de erro de 3 pontos percentuais e anuncia um nível de confiança de 95%.

REGISTROS
Segundo a Rede Amazônica autora da encomenda ao instituto IPEC, a pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amapá sob o n.º 01513/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-08428/2022.

DEFERIDO
O candidato Davi, da coligação “Amapá para Todos” (SOLIDATRIEDADE, UNIÃO, PP, PL, Federação PSDB/CIDADANIA, PDT e REPUBLICANOS), que busca a reeleição, foi o primeiro dos que pleiteiam a vaga do Senado a ter o seu pedido de registro de candidatura deferido. O n.º é o 444. Da mesma forma estão deferidos os pedidos de registro do 1.º suplente, Josiel, e do 2.º suplente Breno.