É possível identificar os partidos de centro, centro direita, centro esquerda, direita e esquerda no Amapá

Os partidos políticos, identificados pelas suas ideologias de conservador, progressista ou neutro, têm espectros que os tornam atraentes, ou não, para o eleitor, como de centro, centro esquerda, esquerda, centro direita e direita.
Essas definições indicam posicionamentos dos partidos em assuntos específicos como: legalização da cannabis, estatuto do desarmamento, descriminalização do aborto, casamento LGBT+, redução da maior idade penal, privatização de empresas públicas, cotas em universidades, educação sexual na escola, mistura de política e religião, militarismo, ruralismo e trabalhismo.
O eleitor, conforme a sua interpretação do painel de posicionamento proposto, pode levar a escolher um candidato, analisando a sua personalidade, o partido ao qual pertence, a ideologia desse partido e os temas que defende no parlamento.
As eleições para governador e senador, como também para deputado federal e deputado estadual, sugerem análises a partir desses indicadores e outros como: participação no desenvolvimento, transparência na administração, zelo com o dinheiro público, identidade com a população, além de demonstração de vontade em melhorar as condições de vida da população.
A seguir apresentamos o espectro dos candidatos e seus partidos de apoio, levando em consideração a coligação (quando for o caso), os partidos e seus posicionamentos.

O Jornal Aqui Amapá apresenta um espectro dos candidatos e seus partidos de apoio. (Foto: quadro elaborado por Rodolfo Juarez, exclusivo para o JAA)