Este número poderá ser superado quando se tratar de definir o número de candidatas e candidatos que estarão disputando as eleições de 2022, com o objetivo de ocupar uma das 37 vagas que estão oferecidas para representação e administração dos interesses do eleitor e do povo.

SUPERA 2018
Em 2018 foram 8 unidades partidárias (5 coligações e 3 partidos) que se habilitaram para as 8 vagas de deputado federal pelo Amapá. Este ano já pediram habilitação para as mesmas 8 vagas, 16 unidades partidárias (3 federações e 13 partidos), o dobro de nominatas e com 49 mulheres candidatas.

PRIMEIRO DIA DE CAMPANHA
Devido as restrições impostas pela Constituição Federal, pelo Código Eleitoral, pela Lei das Eleições e pelas Resoluções do TSE, desde o primeiro segundo do dia de hoje, terça-feira, dia 16 de agosto, os candidatos que já tiveram o seu registro deferido podem começar a campanha. São 45 dias até o dia 2 de outubro.

PASSOU DE 300
Já são mais de 300 pedidos de registro de candidatura para concorrer às 24 vagas para deputado estadual. Dos atuais 24 deputados, dois (Paulo Lemos – PSOL e Cristina Almeida – PSB) pediram registro de candidatura para concorrer a uma das 8 vagas na Câmara Federal. Marilia Góes (conselheira do TCE) e Antônio Furlan (prefeito de Macapá), eleitos em 2018, não disputam em 2019.

TRÍDUO
Em agosto
A sequência de 3 dias importantes para três profissões de ponta e a serviço direto da população: dia 10, dia do enfermeiro, da enfermeira e da Enfermagem; dia 11, dia do advogado, da advogada e da Advocacia; e dia 13, dia da economista e do economista e o dia em que a profissão foi legalizada (Lei Federal n.º 1.411).

TRANSPORTE COLETIVO
A disputa agora ficou bem rasteira: o prefeito e o presidente da CTMac estão medindo força com os empresários do setor de transporte coletivo para ver quem pior atende a população. As desculpas são diversas, como diversas são as acusações (serias!!!) de um lado e de outro sobre a real motivação do imbróglio. Se a população perder a paciência…