Ainda repercute no meio político-eleitoral a pesquisa divulgada, no meio da semana passada, pelo Rede Amazônica e que deu a posição atual dos candidatos que disputam o cargo de governador do Estado e o cargo de senador da República. Clécio (77) e Davi (44) candidatos, respectivos a Governo e ao Senado, confirmam a liderança nas enquetes e sondagens feitas para consumo interno.

PRIMEIRO TURNO I
A eleição para governador pode ter dois turnos. Se no primeiro turno de votação nenhum dos candidatos não obtenha maioria absoluta dos votos válidos (50% + 1 voto). Por exemplo, na pesquisa feita pelo Ipec, os votos válidos, aqueles dados nominalmente aos candidatos, aproximariam muito o candidato Clécio de vencer no primeiro turno.

PRIMEIRO TURNO II
Foram 800 os eleitores entrevistados, transformando os percentuais apurados no número de intenções de voto, ter-se-ia: 41% (328 votos); 35% (280 votos); 5% (40 votos); 2% (16 votos) e 2 x 1% (8 x 2 = 16). O total e de votos válidos é 680. Metade de 680 é 340 votos, ou seja, comparando com 328 votos o candidato Clécio está muito próximo de vencer, no primeiro turno, a eleição para governador.

ANÁLISE EQUIVALENTE PARA O SENADOR
As eleições para o Senado da República são majoritárias, mas, de um só “tiro”, ou seja, acaba no primeiro turno. A vantagem de Davi (444) para a candidata segundo colocada é de 18 pontos percentuais e mesmo tendo um percentual menor que o Clécio na pesquisa para governador, está mais confortável na disputa.

ELEITORES APTOS
Segundo o TSE, o número de eleitores aptos a votar em 2022 chegou a 550.687, destes votos serão descontados a abstenção, os votos em branco e os votos nulos, para se obter o número de votos válidos, importante para o cálculo do quociente eleitoral e do quociente partidário nas eleições proporcionais (deputado federal e deputado estadual).

DEFERIDA
A candidatura de Davi Alcolumbre (União), n.º 444, ao cargo de senador da República já foi deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral, o mesmo acontecendo com seus respectivos 1.º e 2.º suplentes, respectivamente Josiel e Breno.