As três federações e mais 16 partidos estão aptos a ter seus candidatos em debates.
A propaganda no rádio e na TV no primeiro turno começa no dia 26 de agosto e para participar da divulgação utilizando o rádio e a TV os partidos que apresentaram candidatos devem atender os requisitos do art. 17 § 3.º da Constituição Federal.
O horário eleitoral gratuito tem como parâmetro a representação do partido ou federação na Câmara dos Deputados, enquanto a referência para participar dos debates é a representação no Congresso Nacional (Câmara + Senado).
O União Brasil com 81 representantes na Câmara Federal e 91 representantes no Congresso é o que dispõe de maior tempo de rádio e de TV, seguido pela Federação PT/PCdoB/PV com 70 representantes na Câmara e 76 no Congresso.
O Jornal Aqui Amapá elaborou uma tabela com a representação tanto na Câmara como no Congresso das federações de partidos e os partidos.
A legislação eleitoral define que 90% do tempo total de propaganda são distribuídos proporcionalmente pelo número de deputados e 10% é dividido igualitariamente entre todos os que têm esse direito.
A propaganda no rádio e na TV, no primeiro turno, começa no dia 26 de agosto, daqui a 8 dias, sexta-feira, e vai até o dia 29 de setembro.
A seguir a TABELA com as federações e partidos que alcançaram o índice definido no art. 17, § 3.º da CF:

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV começa no dia 26, sexta-feira. (Arte: Portal IN).