Hoje, dia 13 de setembro, é feriado em todo o território do Estado do Amapá porque é a data magana do Amapá, definida no art. 355 da Constituição do Estado do Amapá, esta promulgada no dia 20 de dezembro de 1991.

TRANSFORMAÇÃO
O Território Federal do Amapá foi transformado em Estado do Amapá, por ordem constitucional disposta no Ato das Disposições Transitórias da Carta de 88. A instalação se deu com a posse do primeiro governador eleito pelo povo, Annibal Barcellos, sendo que a Constituição do Estado do Amapá foi promulgada no dia 20/12/91.

CONSTITUINTES
Com o objetivo de interpretar o pensamento do povo do Amapá e, em especial, dos estudantes amapaense, foram eleitos os deputados federais, transformados em deputados constituintes, 3 homens e 1 mulher: Annibal Barcellos, Eraldo Trindade, Geovani Borges e Raquel Capiberibe.

DESCONHECIMENTO
Muitos dos que vivem no Amapá hoje estão estranhando ser feriado e, provavelmente por desconhecer a história do Amapá, estão se perguntando: “por que hoje é feriado?”. Isso é sério, pois aqui vale a expressão repetida por historiadores: “um povo sem história é um povo sem memória”. Isso precisa mudar, pelo bem de todos!

POLARIZAÇÃO
Os eleitores estão observando a polarização entre os candidatos ao senado e os candidatos ao governo do Estado. Além disso a cristalização da diferença de um para o outro ou, de vez em quando, o candidato que está na frente, engorda mais a diferença. Pesquisas, enquetes e sondagens são as fontes.

DAVI E CLÉCIO NA FRENTE
Pesquisas, redes sociais, caminhadas, bandeiradas, comícios e reuniões estão confirmando a liderança do candidato ao senado Davi (União) e do candidato ao Governo do Estado Clécio (Solidariedade). Os números 77 e 444 são os mais badalados em todas as redes e em todas as aparições públicas.