Outros sete partidos estão distribuídos em três federações. Estão organizados em cinco espectros.
Dos 27 partidos regularmente registrados no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), apenas o PMN está de fora das disputas nas eleições regionais e nacional. Até agora os seus dirigentes ainda não se manifestaram para explicar aos filiados o motivo da não participação no pleito.
As federações são articuladas e organizadas nacionalmente para assim continuar durante todo o período do mandato previsto, ou seja, 4 anos. No Amapá, como para todo o Brasil, as três federações formadas foram as que juntaram o PT, PC do B e PV; PSDB e CIDADANIA; e PSOL e REDE. Todas as três federações foram autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Os partidos, para as eleições proporcionais (deputado federal e deputado estadual) não podem coligar, muito embora possam coligar para as eleições majoritárias (presidente, governador e senador).
Os partidos, conforme o seu espectro, podem ser divididos em 5 grupos: centro, centro esquerda, centro direita, esquerda e direita, como no infográfico especialmente criado para o Jornal Aqui Amapá.
O infográfico permite entender melhor o futuro desempenho pelos eleitos, pelo eleitor amapaense, quando do encaminhamento e voto, quando no exercício do mandato, seja na Câmara Federal, seja na Assembleia Legislativa do Estado.

O infográfico, elaborado com exclusividade para o Jornal Aqui Amapá, retrata o espectro dos partidos registrados no TRE-AP.