Partidos de Centro e Centro Direita têm a maioria de 2/3 com 16 dos 24 deputados
Os deputados estaduais que tomam posse no dia 1.º de fevereiro de 2023 e no dia 2 de fevereiro elegem a Mesa Diretora, iniciarão os trabalhos com a maioria em dois perfis ideológicos dos partidos e federações, e dos deputados.
Centro e Centro Direita, com 8 (oito) deputados cada, formam a maioria qualificada de 2/3 com 16 deputados e darão o tom das discussões, além de terem preferências nos seus respectivos perfis para escolha de projetos de interesse social e de interesse da administração.
Uma característica especial para o Estado do Amapá está no perfil ideológico do partido do governador eleito que é de Centro, entretanto o governador tem caminhado frequentando com partidos de Esquerda e de Centro Esquerda e, ainda, recentemente definiu o caminho que mais lhe atrai quando declarou apoio, no segundo turno da votação para presidente, ao candidato da Esquerda.
Dos 424.262 votos válidos apenas 175.774 estão na Assembleia Legislativa, o que representa 41,43% de todos os votos dados aos candidatos ao cargo de deputado (votos nominais) e os votos dados apenas para os partidos ou federações (votos de legenda).
Em um ambiente da abstenção recorde, quando, mais de 107 mil eleitores não compareceram para votar, a surpresa foi a quantidade de votos nulos (5.535) menor do que a quantidade de votos em branco (6.614).
O quadro anexo é explicativo e teve como fonte os dados do TSE e do TRE/AP.

O Plenário da Assembleia do Amapá que espera pelos 16 deputados que lá já estavam e pelos 10 eleitos em 2022. (Foto: Arquivo do JAA).