Josiel Alcolumbre – Jornalista

O mês de novembro começou com a população vivendo o rescaldo dos acontecimentos de outubro. Além das questões nacionais que foram centradas no resultado das eleições de 2022, questões locais, importantes, foram objeto de conhecimento de todos.
Primeiro o comportamento, extremamente democrático, como costume do senador Davi Alcolumbre, que cumprimentou o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, desejando sucesso ao presidente eleito, clamando pela conciliação e pela construção de um país mais justo.
Aqui no Amapá foi revelado, de forma oficial, aquilo que o presidente do MDB, Gilvan Borges, chamou de “trama política”, referindo-se à tentativa de um grupo, liderado pelo prefeito de Macapá, para tirá-lo da presidência do MDB local.
A revelação do presidente do MDB foi complementada por uma narrativa de cessão de vaga para a candidatura do senado, o que teria feito, mas reivindicando a vaga de vice-governador e que, de lá, também foi retirado sem explicações convincentes. Esse assunto ainda vai ser de grande importância em 2024, quando da eleição para prefeito.
E ainda um evento muito importante que destaco e que aconteceu ontem, dia 3 – a visita a Macapá do soberano Grão-Mestre Ir. Mucio Bonifácio Guimarães ao Oriente do Amapá.
A agenda do Grão-Mestre destaca a participação na sessão solene em homenagem aos 200 anos do Grão Oriente do Brasil (GOB), a inauguração de um obelisco comemorativo, o lançamento da pedra fundamental da Loja Monteiro Lobato e ainda uma sessão aberta para assinaturas dos Tratados das Potências GOB/GLOMAP/GOAP.