O deputado R. Nelson (PL), autor de projeto de Emenda à Constituição do Estado, vibrou com o resultado.
Os integrantes dos quadros de combatentes, oficiais da administração e oficiais músicos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar poderão alcançar até o posto de coronel e os que compõem o quadro especial de oficiais, o posto de Major.
Após percorrer um trâmite que iniciou em abril deste ano, a mudança foi aprovada em dois turnos em sessão extraordinária realizada em dezembro na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de autoria do deputado R. Nelson e assinada por vários parlamentares alterou o artigo 68 da Constituição do Estado do Amapá acrescentando o Parágrafo Único que recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Colocada em votação do plenário, os parlamentares aprovaram a matéria por 19 votos a favor.
O texto constitucional só tratava do quadro de combatentes, agora serão inseridos todos os quadros. Na opinião dos homens do Corpo de Bombeiro Militar do Amapá a decisão é uma grande conquista, hoje existem militares com sete anos de carreira no cargo de segundo tenente, que estavam sem perspectiva de promoção e agora podem ascender a um posto maior, podendo ir para a reserva com salário melhor.
O autor da proposta, o deputado estadual R. Nelson, reeleito em outubro deste ano, agradeceu aos pares e da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. “Desde que entrei nesta casa, sempre mostrei compromisso com a categoria e a população. Hoje, no final de uma legislatura, reforcei esse compromisso com a aprovação da PEC que vai mudar a vida de muitos militares”, finaliza.

O prédio da Assembleia Legislativa do Estado iluminado com 80.000 lâmpadas. (Foto: Kit Nascimento).