Em uma partida muito disputada e cheia de alternativas, a Argentina mostrou melhor futebol e venceu.
Uma partida emocionante foi o que propiciaram Argentina e França na disputa pela decisão da Copa do Mundo de 2022 – a Copa do Catar. O placar de 2 x 2 no tempo normal e de 1 x 1 na prorrogação deixam claro o equilíbrio, mas o predomínio durante o jogo foi sempre da Argentina.
Na disputa por pênaltis a Argentina levou vantagem, mostrando mais competência e equilíbrio dos jogadores que haviam disputados os 120 minutos mais os acréscimos. O resultado foi de 4 x 2 nas cobranças da marca do pênalti. A Argentina não desperdiçou e a França teve dois pênaltis perdidos, um defendido pelo goleiro Emiliano Martinez da Argentina e outro foi chutado para fora.
Os dois gols da Argentina, marcados no primeiro tempo, tiveram como autores Messi, cobrando pênalti e Di Maria concluindo uma rápida e perfeita jogada de contra-ataque.
Quando todos imaginavam que a “fatura” estava liquidada, a França reagiu com dois gols relâmpagos da sua principal estrela Mbappé, o primeiro de pênalti e o segundo em uma bela jogada que contou com o talento do francês em uma das suas mais perfeitas apresentações.
A “virada” francesa ocorreu na prorrogação, também marcado por Mbappé. Messi empatou em seguida. O jogo terminou 3 x 3.
Com o empate no final da prorrogação havia a necessidade de cobranças de bola parada da marca do pênalti. Depois de quatro cobranças para cada lado a Argentina venceu a disputa por 4 x 2.
A Argentina, como campeã da Copa do Catar recebe o prêmio de R$ 223 milhões e a França, como vice-campeã, leva de volta R$ 159 milhões a título de prêmio. A Argentina entra para o grupo dos países que venceram a competição por três vezes e já se iam 36 anos sem levar a taça para casa.

Messi, a grande estrela da Copa, comemora o primeiro gol do jogo, por ele marcado. (Foto: REUTERS).