Breno Chaves Pinto é o 2.º suplente de senador eleito na chapa do senador Davi que também foi diplomado.

A solenidade de diplomação aconteceu ontem, dia 19 de dezembro, no auditório da 10.ª Zona Eleitoral de Macapá que estava com todos os seus lugares ocupados por familiares dos que recebiam os seus respectivos diplomas e convidados especiais para o evento que encerra as atividades referentes às eleições de 2022.
Foram mais de duas horas de muita emoção por parte dos eleitos no dia 2 de outubro deste ano e familiares sem, entretanto, deixar de ser um evento de excelência o que vem caracterizando o desempenho do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amapá que, mais uma vez desincumbiu-se das funções que lhes são atribuídas com extrema eficiência.
Foram diplomados primeiramente os suplentes de deputado estadual e em seguida foram chamados, por ordem crescente de votação os deputados estaduais eleitos. Como deputado estadual mais votado, Inácio Monteiro Maciel (PDT) foi quem saudou à comunidade representada e às autoridades presentes.
Em seguida foram chamados os suplentes de deputado federal também por ordem crescente de votação, em seguida foram chamados, nominalmente, por ordem de votação, os deputados federais eleitos. O deputado Josenildo Abrantes foi quem teve a incumbência de falar em nome de todos os deputados federais eleitos.
A chamada seguinte foi para a diplomação do 1.º e 2.º suplente de senador e do senador eleito Davi Alcolumbre, cabendo a este o discurso de saudação e de perspectivas.
Por fim a chamada nominal dos eleitos aos cargos de vice-governador e governador do Estado do Amapá, respectivamente Teles Júnior e Clécio Luís. Coube ao governador eleito e, agora diplomado, Clécio Luís falar em seu nome o do seu vice o que havia para aquele momento especial.
O encerramento foi um discurso emocionado do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amapá, desembargador Gilberto Pinheiro, que mesmo com toda a experiência estava visivelmente envolvido no clima de emoção própria do momento, encerrando a solenidade quando já passava das 20 horas.

O senador Davi e o primeiro suplente de senador, Josiel Alcolumbre, em recente encontro no Plenário do Senado. (Foto: Arquivo do JAA).