No próximo dia 31 de dezembro termina o mandato do governador Waldez Góes. É o quarto encerramento de mandato enfrentado por esse gurupaense de 61 anos de idade, completados no dia 29 de outubro deste ano. Waldez vai entregar a faixa para Clécio Luís, o candidato que apoiou e venceu as eleições de 2022, no primeiro turno.

REVEZAMENTO INTERROMPIDO OU FINALIZADO
Durante 28 anos, sete mandatos, houve um revezamento entre os líderes de dois partidos políticos no Estado, ambos de esquerda, o PSB e o PDT. Quatro mandatos de governador exercidos por um filiado do PDT, Waldez Góes; e três mandatos exercidos por um filiado do PSB. Em 2022 o eleitor elegeu Clécio Luís (Solidariedade), mantendo a tendência de esquerda.

PRIMEIRO OS GOVERNADORES
No dia 1.º de janeiro assumem somente os governadores de estado eleitos no dia 2 ou 30 de outubro (para os estados em que a decisão ficou para o segundo turno de votação). Os senadores, deputados federais e deputados estaduais eleitos no dia 2 de outubro, assumem no dia 1.º de fevereiro. Os senadores e deputados federais, em Brasília e os deputados estaduais em Macapá.

PROMESSA
A expectativa dos usuários do sistema estadual de saúde é para a promessa do governador Clécio Luís feita em campanha, quando afirmou que no primeiro dia de seu governo instalaria um gabinete para o governador nas unidades de saúde que concentram o maior número de atendimentos: hospital de especialidades e hospital do pronto socorro.

TAPUMES
O governador Clécio Luis vai receber um estado com a Capital e as sedes municipais cheias de tapumes colocados com o fito de proteger obras que, lá dentro, estão sendo realizadas. Além disso, vai receber, para finalizar, a maior obra que o Governo do Estado realiza no momento: o entroncamento da Lagoa dos Índios.

ANÚNCIOS
Como esperado o novo governador já anunciou alguns dos nomes que vão assumir os cargos do primeiro escalão do seu governo. Waldez Góes deixa o governo com 55 unidades de custo, entre as quais 21 secretarias, sendo 4 extraordinárias. Clécio já anunciou mais uma.