O desembargador Adão Carvalho será o novo presidente do Tjap com posse confirmada para março de 2023.

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) elegeu, quarta-feira (07/12), os dirigentes para o Biênio 2023/2024. O atual presidente, desembargador Rommel Araújo, foi quem dirigiu os trabalhos de eleição com participação dos membros da Corte tanto presencialmente como à distância.
Os desembargadores se candidatavam aos cargos a serem preenchidos e, depois de regular votação ou aclamação, quando havia apenas um candidato, era feita informado o resultado.
O desembargador Adão Carvalho foi eleito para exercer o cargo de Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá; o desembargador Mário Mazurek foi eleito para a Vice-Presidência; o desembargador Jayme Ferreira para a Corregedoria-Geral de Justiça.
Na mesma Sessão foram escolhidos para assumir a Diretoria-Geral da Escola Judicial do Amapá (EJAP), o desembargador Rommel Araújo; e para assumir a Ouvidoria-geral do TJAP, o desembargador Agostino Silvério Júnior.
O atual desembargador-presidente Rommel Araújo parabenizou o Plenário pela aclamação do desembargador Adão Carvalho, assegurando a todos que é um juiz “raiz”, dedicado à construção de um Poder Judiciário Estadual forte. Disse o atual presidente que “Tenha certeza de que contará com nosso amplo apoio no cumprimento desta missão e na vitória sobre as dificuldades que venha a aparecer”.
O presidente eleito do TJAP, desembargador Adão Carvalho, visivelmente emocionado, agradeceu a confiança depositada pelos pares. “É uma grande felicidade chegar ao cume da carreira de magistrado, como desembargador, e agora ser alçado à Presidência pelos próximos dois anos”, registrou, acrescentando seu compromisso de fazer o possível e o impossível para cumprir esta missão. “Tenham a certeza de que terão aqui não apenas um presidente, mas um amigo”, garantiu.
O desembargador Gilberto Pinheiro, decano da Corte do Amapá, parabenizou os eleitos e em especial ao novo presidente, dizendo que “chegou sua vez de cumprir com este papel e colocar mais um tijolo nesta construção que começou há quase 32 anos.”
A posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Amapá está confirmada para março de 2023, em dia e hora a ser definido.
A Sessão de Eleição foi a primeira Sessão Administrativa realizada no novo Plenário da Corte de Justiça, revitalizado recentemente, e foi transmitida ao vivo por meio do Canal do TJAP no YouTube.

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Na mesma Sessão Administrativa que elegeu os dirigentes do Tjap para o biênio 2023/2024, também foi realizada a eleição dos novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), na qual os votados foram os desembargadores João Lages e o desembargador Carmo Antônio de Souza.
Os nomes dos dois desembargadores eleitos serão encaminhados ao Pleno do TRE/AP, que tem a atribuição para escolher quem assumirá a Presidência e quem ficará com a Vice-presidência e a Corregedoria-Geral.
O desembargador Adão Carvalho também teve prorrogada sua permanência como juiz eleitoral substituto no TRE-AP até sua posse como presidente do TJAP, em março. A proposta foi do desembargador Gilberto Pinheiro, o decano da Corte de Justiça e atual presidente do TRE-AP, e foi acolhida por unanimidade, pelos membros do Pleno do Tribunal de Justiça do Amapá.

O desembargador Adão Carvalho foi eleito novo presidente do Tjap. A posse está confirmada para março/2023. (Foto: Ascom/Tjap).