Atendimento humanizado às vítimas que estão no contexto de violência familiar é um dos principais objetivos.

O Governo do Amapá inaugurou no começo da semana o Complexo de Serviços e Políticas para as Mulheres. O espaço oferece atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica, inclusive às crianças que estão no contexto de violência familiar e o agressor para que ele não seja reincidente.
Com investimentos de cerca de R$ 2,4 milhões do Tesouro Estadual, o ambiente é composto pelo prédio onde funciona a Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (Sepm), completamente revitalizado, e pelo novo Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf/Macapá).
Durante a cerimônia o governador Waldez Góes reforçou o compromisso com as políticas públicas voltadas para as mulheres.
O governador lembrou que foi durante seu primeiro mandato que sancionou a lei de criação da Secretaria Extraordinária de Política para Mulheres, em 2004, funcionando então como organismo de enfrentamento e combate à violência de gênero.
Em 2022, Waldez Góes sancionou a Lei nº 2651, que elevou o órgão para Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, o que proporcionou maior autonomia e orçamento necessários para o desenvolvimento de programas e projetos.

Prédio da Semp
O espaço onde funciona a parte administrativa da Secretaria de Estado de Política para as Mulheres foi completamente revitalizado e a unidade passou a contar com salas do gabinete, secretaria adjunta, recursos humanos, assessoria jurídica, comunicação e tecnologia, sala de projetos, depósito, núcleo financeiro, cozinha, jardim e espaço de convivência.

Camuf
Após a revitalização prédio onde funciona, o Camuf Macapá passa a contar com salas de fisioterapia, serviço social, psicologia, saúde da mulher, administrativa, área de lazer, quadra de esportes e piscina. O espaço dispõe de profissionais especializados para o atendimento e acolhimento integral.
O atendimento é feito por demanda dirigida de órgãos e entidades da Rede de Atendimento à Mulher (RAM), como delegacias e hospitais, que solicitam assistência às vítimas de violência, mas também por meio de demanda espontânea, quando a pessoa interessada busca por algum serviço do centro de forma voluntária.

A revitalização do prédio do Camuf é um passo importante no atendimento das mulheres em vulnerabilidade (Foto: Erich Macias – Secom/GEA).