A avalição das capacidades físicas é obrigatória e de caráter eliminatório e será realizado no Comando Geral da PM/AP.
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Administração, publicou o Edital n.º 018/2023 convocando para a 3.ª fase, os candidatos ao cargo de Soldado do quadro de Praças Policiais Militares Combatentes da Polícia Militar do Estado do Amapá (SD QPPMC) para avaliação da capacidade física.
São 595 candidatos que devem estar, no dia 02/02/203, quinta-feira (1.º dia), às 6:00 (seis horas da manhã) no Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Amapá, quando da abertura dos portões e, no dia 03/02/23, sexta-feira, (2.º dia), até às 6h30 (seis horas e trinta minutos) quando os portões serão fechados, para realizar a Avaliação da Capacidade Física de cada candidato.
No primeiro dia será avaliada a Tabela de Suficiência Masculina com corrida de 12 (doze) minutos. O candidato deve alcançar o índice de 2.300 metros; também será avaliada a resistência abdominal, com o candidato apresentando 32 (trinta e duas repetições e flexão de cotovelo na barra fixa, 5(cinco) repetições.
Também, no primeiro dia será avaliada a suficiência feminina, com corrida de 2.000 (dois mil) metros em 12 (doze) minutos; 30 (trinta) repetições de prova de repetição muscular abdominal; e 1 (uma) repetição de cotovelos na barra fixa.
No segundo dia, 03/02/23 as provas serão de salto em altura: (1,2 metro para o masculino e 1,05 metro para o feminino) e Natação (100 metros), em, até, 2 minutos e 40 segundos para o masculino; 3’:10” (três minutos e 10 segundos) para o feminino.
Os candidatos deverão providenciar, as suas expensas, uma camiseta branca, com numeração frontal, estampada, em fonte Arial, tamanho 400 e em negrito, para sua identificação durante os exercícios. A numeração de prova que deverá constar na camiseta do candidato será o da coluna direita do Anexo Único do Edital de Convocação para esta 3.ª Fase – Avaliação das Capacidades Físicas (ACF).
Durante o Curso de Formação, o soldado de 2.º classe recebe o valor de R$ 2.877,00; os aprovados nesta etapa, passarão a receber o salário de R$ 5.313,18, como soldados de 1.ª classe.

O candidato deverá se apresentar com roupa apropriada para a prática de educação física, munido de atestado médico emitido durante os últimos 30 dias. (Foto: Arquivo SECOM).