A declaração de inauguração foi feita em solenidade realizada na sexta-feira, dia 27/01.

Em sessão solene realizada na sexta-feira, dia 27/01, a Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap) inaugurou o edifício Dep. Jarbas Gato, prédio anexo à sede do legislativo amapaense.

O prédio de seis andares atende a todas as exigências de acessibilidade e integrará todos os departamentos e divisões da Casa de Leis, permitindo assim um atendimento mais humanizado e dispensando a necessidade de aluguel de outros espaços.

A inauguração do Anexo Jarbas Bato é um marco do Legislativo local (Foto: Heider Torres e Gerson Barbosa).

No novo espaço do legislativo amapaense estão identificados o auditório Dep. João Queiroga de Souza, para 138 pessoas. Queiroga integrou a 2ª Legislatura e morreu em 1999. A sala do Departamento das Comissões recebeu o nome de Jorge Fonseca Guimarães, servidor efetivo da casa durante 25 anos e que morreu em 2017.

O prédio contém ainda dois minis plenários, um com 30 lugares e o outro com 24. O primeiro leva o nome de Rita Ramos e o outro, de Lindoval Alcântara, ambos servidores da Alap e com quase 30 anos de casa e que foram vítimas da covid-19.
O paraense de Oriximiná, Jarbas Ferreira Gato, que dá nome ao anexo, chegou ainda jovem ao Amapá, em 1950. Desenvolveu várias atividades, foi vereador em Macapá e deputado constituinte, permanecendo no parlamento estadual por 20 anos. Morreu em 2019, aos 87 anos

Na sessão solene, de inauguração do anexo, a mesa dos trabalhos foi composta pelo presidente da Alap, Dep. Kaká Barbosa (PL); pelo Dep. Jory Oeiras (PP); pelo governador em exercício, Teles Jr (PDT); pelo Des. Mário Mazurek, representando o TJAP; pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan; pelo representante do TCE/AP, Conselheiro Amiraldo Favacho; pelo chefe da DPE/AP, Def. José Rodrigues; e pelo representante da Unale, Evaldo Bazeggio.

Stella Gato, filha de Jarbas Gato, falou em nome dos familiares dos homenageados.