A entrada antiga passa por melhorias na parte elétrica e física, especialmente no telhado, calha, piso e sistema elétrico.

A mudança é considerada importante para dar maior comodidade aos pacientes. (Foto: Gabriel Penha; Fonte: Cassia Lima/Ascom).

O Governo do Estado segue com o planejamento de melhorias para toda a rede hospitalar do Amapá. As obras já estão ocorrendo no Hospital de Emergência Oswaldo Cruz (HE) e, por isso, houve alteração na entrada do prédio.
Desde esta terça-feira, dia 10 de janeiro, a entrada para pacientes está ocorrendo pela Avenida Mendonça Júnior. A mudança é importante para maior comodidade dos pacientes.
Aos que forem procurar a unidade hospitalar, basta se direcionar para a entrada lateral, bem em frente à Escola Estadual Dr. Coaracy Nunes. No local, existem profissionais direcionando os pacientes para o espaço de acolhimento. A única alteração foi a entrada do prédio, o espaço de triagem, consultório e medicação seguem no mesmo lugar.
“Nós entendemos que estas mudanças podem gerar algum tipo de desconforto ao cidadão, mas esse trabalho é muito importante para que possamos garantir mais dignidade no atendimento aos pacientes. Pedimos a compreensão de todos neste momento. Pois, em breve, teremos uma estrutura muito melhor para atender”, explicou a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.
A entrada antiga passa por melhorias na parte elétrica e física, especialmente no telhado, calha, piso e sistema elétrico. O projeto de melhorias do espaço já está em andamento para, em breve, ser devolvido com mais conforto, dignidade e qualidade para toda população amapaense.

Triagem
O fluxo da unidade não mudou. Todos os pacientes, ao chegarem ao Pronto-Socorro, são encaminhados para a Triagem, onde são avaliados por um profissional capacitado em qualificar o risco e gravidade de cada caso. Esse acolhimento busca identificar sinais e sintomas que indicam a urgência ou emergência no atendimento médico.
O Hospital de Emergências usa a metodologia internacional para classificação de risco por meio das cores, onde cada cor tem um significado: vermelha indica emergência com alto risco de morte; laranja, casos muito urgentes; amarela, urgências moderadas; verde, urgências menores; e azul, não urgências.
Com base na classificação, é realizado o atendimento com médico, que avalia o paciente e passa, se necessário, exames e medicamentos. Em alguns casos, o paciente precisa ser medicado e retornar para avaliação. Em outros casos é necessário internação ou mesmo transferência para outras unidades.