A perspectiva é ampliar a parceria para atividades de estímulo às cadeias produtivas da piscicultura e da fruticultura.

Diretoria do Sebrae/AP e dirigentes da Embrapa/AP confirmam Acordo de Cooperação Técnica para desenvolvimento tecnológico de empreendimentos agrícolas. (Foto: Comunicação/Sebrae/AP).

A importância das parcerias para promover a inovação tecnológica no segmento agropecuário do Amapá, foi destacada durante a visita institucional dos dirigentes e técnicos da Embrapa Amapá à nova diretoria do Sebrae Amapá, esta semana.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Josiel Alcolumbre, recebeu o chefe-geral do centro de pesquisa, Antônio Claudio Almeida de Carvalho, quando foram reafirmados os esforços mútuos previstos no Acordo de Cooperação Técnica vigente entre as duas instituições.

Na ocasião, o presidente do Conselho Deliberativo e os membros da Diretoria Executiva do Sebrae/AP foram convidados para o lançamento do Programa de Modernização da Mandiocultura do Estado do Amapá, a ser lançado hoje à tarde no auditório do escritório da Embrapa Amapá.

As atividades definidas no Acordo de Cooperação Técnica vigente abrangem capacitação técnica para formar agentes multiplicadores em tecnologias agropecuárias, a exemplo do cultivo de açaí em terra firme e implantação de Unidades de Referência Tecnológica (URTs) para produção e multiplicação de manivas-sementes de mandioca, além da disseminação de boas práticas de fabricação de açaí, e de produção de hortaliças com insumos agroecológicos.

O chefe geral da Embrapa ressaltou o preparo e a experiência das equipes do Sebrae/AP para contribuir no alcance dos resultados previstos pela pesquisa agropecuária, por meio de participação planejada nas ações de pesquisa, capacitação e transferência de tecnologias.

A equipe do Sebrae/AP que recepcionou os dirigentes e técnicos da Embrapa/AP, além do presidente do CD Josiel Alcolumbre, todos os membros da Diretoria Executiva que ainda contou com a presença da assessora técnica, Isana Alencar. Pela Embrapa/AP estavam presentes o chefe adjunto da Transferência de Tecnologias, Jô de Lima; a assessora da chefia adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Eliane Yoshioka; o chefe adjunto de Administração, Izaque Pinheiro; o supervisor Walter Paixão, além da supervisora de comunicação, Aline Furtado.