Josiel Alcolumbre – Jornalista

Semana de abertura do Carnaval 2023 em Macapá e Santana. Momento há dois anos esperado pelos blocos de rua, blocos de associações, escolas de samba filiadas à Liga Independente das Escolas de Samba do Estado do Amapá, como também os blocos-trios do carnaval de Santana, e a Banda.

Microempreendedores e empreendedores outros ativam, positivamente, a economia local, tão grande se tornam as atividades sociais que acabam mexendo com toda a população que tem a alternativa de acompanhar, de perto, todas as disputas e todas as apresentações sem disputas, dos blocos de animação por toda a cidade.

A ação parlamentar do senador Davi Alcolumbre e a disposição do governador Clécio Luís, demonstram que compreenderam a vontade daqueles que trabalham a festa de Momo desde 1966. Os dois dirigentes público conseguiram viabilizar as condições econômicas, daqueles que escolhem assumir a responsabilidade de movimentar o Carnaval no Amapá.

Melhorias no templo do Carnaval, o Sambódromo de Macapá, e compreensão de que o Carnaval de Santana é diferente do de Macapá, foram decisões importantes para que a organização da festa alcançasse a vontade dos dirigentes das escolas de samba, dos blocos, da Liga das Escolas de Samba, das associações de blocos e da organização do Carnaval de Santana para que o ambiente público entendesse a importância das festas de Momo, como importante para a socioeconomia da região.

Do interior do estado vêm as informações de que as prefeituras resolveram atender o ambiente próprio para o carnaval que vive cada comunidade, tanto que acabou gerando expectativas não menores do que aquelas que estão sendo constatadas na Capital.

O que cabe aos dirigentes, aos brincantes e a todos é entender que o momento é importante para todos e que nenhum exagero pode modificar a tranquilidade esperada durante o Carnaval. Para tanto, o Sistema de Segurança Pública está preparado para intervir nos momentos que exigirem a reposição da ordem pública e da tranquilidade.