Rodolfo Juarez

No começo da semana o governador do Estado, Clécio Luis, e senador Davi Alcolumbre, anunciaram o início de uma obra de envergadura para os interesses sociais e econômicos de Macapá, Santana e Região e participaram da assinatura da Ordem de Serviço (OS) referente ao contrato de pavimentação, com restauração e modernizar, com modificações significativas em sua estrutura, da Rodovia Josmar Pinto e que tinha o nome de Rodovia Juscelino Kubitschek (Rodovia JK).

A rodovia Macapá/Fazendinha como fora chamada durante a sua implantação, fora construída e mantida nos seus primeiros anos, pelo Serviço Municipal de Estrada de Rodagem – SMER, da Prefeitura Municipal de Macapá, com objetivo de integrar Fazendinha, como balneário, à cidade de Macapá, devido às suas características favoráveis e o pedido de parte da população da cidade.

A rodovia de terra batida havia se tornado o principal acesso ao Seringal João Cleofas, um experimento patrocinado pelo Ministério da Agricultura com a participação do Governo do Território do Amapá.

Na década de 70 o seringal havia definido dois locais para realizar as experiências: o primeiro localizado na área onde hoje é a Expofeira e o segundo, na área invadida, em 2008, durante uma campanha eleitoral.

Na época, Santana era um distrito de Macapá, e só se tornou município em 1987, no dia 17 de dezembro, pela Lei Federal n.º 7.639. O limite das terras do município de Santana, por ocasião do desmembramento, veio até o Igarapé da Fortaleza.

A Indústria de Comércio e Minérios S.A – Icomi, exploradora do manganês de Serra do Navio, detinha a propriedade (ou posse) de toda a orla, até o então Balneário do Araxá, hoje um bairro de Macapá.

Em 1970, com recursos do Governo Federal, o Governo do Amapá que tinha como governador Ivanhoé Martins (1967 a 1972), através da Prefeitura de Macapá, teve a pista de rolamento da rodovia tratada com asfalto a frio. A Rodovia Macapá/Fazendinha, ainda sem canteiro central, não tinha iluminação em toda a sua extensão.

Em 1972, o Município de Macapá, cujos prefeitos eram nomeados pelo Governador do Território até 1985, recebeu a incumbência de realizar o prolongamento da Rodovia da Fazendinha até o Igarapé da Fortaleza, para integrar o município de Macapá com o recém-criado município de Santana. A incumbência fora para implantar e construir a rodovia Salvador Diniz, uma homenagem ao secretário-geral do Governo do Território, que havia morrido em um acidente automobilístico na BR-156.

Em 1996, como uma proposta inovadora de “lama asfáltica” o governo do Estado autorizou o asfaltamento da já denominada Rodovia Juscelino Kubistchek. A proposta não deu certo e o asfaltamento foi efetivado com areia-asfalto quente, com um canteiro central separando as duas pistas de rolamento. O contrato foi assinado com o empresário da Construção Civil, Josmar Pinto, que agora dá nome à Rodovia.

Trata-se de uma estrada que precisa ser recuperada desde a sub-base e com áreas permanentemente molhadas e com a construção de acostamentos que também servirão como áreas de fuga.

A articulação da verba necessária para a realização da obra foi articulada pelo senador Davi. São R$ 58,7 milhões destinados para a construção da rodovia, recurso da Codevasf, uma empresa do Ministério do Desenvolvimento Regional que tem como ministro do ex-governador do Amapá, Waldez Góes.