Josiel Alcolumbre – Jornalista

Desde o começo do ano tenho a oportunidade de participar, diretamente, de uma das mais importantes contribuições para o desenvolvimento econômico-social do Estado do Amapá na qualidade de presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/AP, uma função estratégica que nos remete à Diretoria Executiva, para atuar fortemente no incremento de oportunidades de negócios e emprego.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá é uma entidade privada sem fins lucrativos, agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios.

São esses pequenos negócios que aumentam consideravelmente a geração de empregos no país uma vez que são responsáveis por 60% dos quase 100 milhões desses empregos. Compreender que micros e pequenas empresas ajudam a reduzir as desigualdades sociais é reconhecer a realidade que hoje prevalece no Brasil.

Assim, com os princípios negociais e o resultado anotada a cada ano, as micros e pequenas empresas se tornaram as principais geradoras de riqueza no Comércio do Brasil e respondem por 53,4% do PIB (Produto Interno Bruto) desde setor. A participação dos micros e pequenos negócios no  PIB da Industria chega a 22,5%, índice que se aproxima da parcela do PIB gerada pelas médias empresas que foi, ano passado, de 24,5%.

O Sebrae dedica-se à orientação dos micros e pequenos empreendedores, apresentando soluções que atendem desde o empregador que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional.

No Amapá a orientação é para a permanente busca de situações e modelo de negócio que atenda a vocação da população local, evitando desperdício de tempo, além de buscar, permanentemente, o sucesso.