A apuração, que levou o Império do Povo ao Grupo Especial, aconteceu na Quarta-feira de Cinzas.

A marca e o convite para as comemorações do título de 2023. (Foto: Facebook do Piratão).

Vencedora das três últimas edições do carnaval oficial organizado pelo Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), 2015, 2020 e 2023, a Associação Recreativa e Cultural Escola de Samba Piratas da Batucada chegou ao seu 18.º título de campeão do carnaval amapaense e se igualou à Universidade de Samba Boêmios do Laguinho em número de títulos.

Piratão, como a escola de samba da zona sul é popularmente conhecida, acumulou 180,9 pontos, ficando em primeiro lugar e sendo aclamada vencedora do Carnaval de 2023, em Macapá. Seguiram Piratas da Batucada, Boêmios do Laguinho, que ficou em segundo lugar; Unidos do Buritizal (3.º lugar); Piratas Estilizados (4.º lugar) e Maracatu da Favela (5.º lugar).

Império do Povo, que venceu o Grupo de Acesso, vai compor com as cinco primeiras escolas o Grupo Especial no desfile de 2024. Solidariedade e Emissários da Cegonha, que desfilaram no Grupo Especial, em 2024, se juntam ao Império da Zona Norte e à Cidade de Macapá (desclassificada em 2023) para as disputas do Grupo de Acesso.

 A Associação Recreativa e Cultural Escola de Samba Piratas da Batucada trouxe para a avenida o enredo “Patrícia, da Pátria Caboca”, uma homenagem à cantora Patrícia Bastos indicada ao Grammy Latino em 2017.

A apuração foi realizada no Sambódromo, com a participação de representantes de todas as escolas e que, ao final, participaram da festa da vitória improvisada pelos dirigentes e brincantes da Escola de Samba Piratas da Batucada.

A retomada do Carnaval Amapaense, também no desfile oficial, contou com o apoio das autoridades locais, especialmente do governador do Estado, Clécio Luis, que autorizou a recuperação do Sambódromo, do senador Davi Alcolumbre, que viabilizou parte importante dos custos das escolas de samba.

Também foram decisivas as tomadas de decisão dos dirigentes da Liga Independente das Escolas de Samba, dos presidentes das escolas, dos carnavalescos e dos apoiadores anônimos.

Em 2024 o Carnaval acontecerá em meados de fevereiro, no seguinte período: 10 (sábado), 11 (domingo), 12 (segunda-feira), 13 (terça-feira gorda e 14 (Quarta-Feira de Cinzas).