O senador Davi Alcolumbre (União Brasil/AP) tomou posse, na quarta-feira, dia 01/02, completando o ciclo legal previsto para ser seguido pelos eleitos em 2022. Davi Alcolumbre foi eleito com 196.087 votos para exercer o mandato de 1.º de fevereiro de 2023 a 31 de janeiro de 2031. Davi está sendo avaliado como a mais importante personalidade política do Amapá.

OS SUPLENTES

Os suplentes do senador Davi são: Josiel (União Brasil/AP), no cargo de 1.º Suplente de Senador e Breno (União Brasil), no cargo de 2.º suplente de Senador. É grande a importância de um suplente de senador uma vez que deve sempre estar pronto para substituir o titular, conforme a ordem havida na eleição. No caso Josiel é o 1.º.

OS DEPUTADOS FEDERAIS

Também tomara posse na Câmara dos deputados os 8 deputados federais eleitos no Amapá. São eles: Josenildo Abrantes (PDT), Acácio Favacho (MDB), Vinicius Gurgel (PL), Dorinaldo Malafaia (PDT), Sonize Barbosa (PL), Professora Gorete (PDT), Doutor Púpio (MDB) e Silvia Waiãpi (PL).

DEPUTADOS ESTADUAIS

Os deputados estaduais do Amapá tomaram posse no dia 1.º de fevereiro e, no caso local, a eleição não é imediatamente dos membros da Mesa Diretora não é imediatamente à posse, ocorre só no dia seguinte, dia 02 de fevereiro e, este ano a eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amapá foi realizada às 15 horas do dia 2/02.

CONGRESSO NACIONAL

Para presidir o Senado da República foi reeleito o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) que teve o apoio do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). O placar da votação foi 49 x 32, com a presença de todos os senadores (81). Assim, Rodrigo Pacheco é, também, presidente do Congresso Nacional. Arthur Lira (PP-AL), venceu a eleição para presidente da Mesa da Câmara, obtendo 464 votos, Chico Alencar (Psol-RJ recebeu 21 votos, Van Hattem (Novo-RS) recebeu 19 votos e ainda foram apurados 5 votos em branco.