A proposta é incentivar a economia criativa e orientar empreendedores ligados ao Carnaval

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), parceiro do Governo do Estado do Amapá (GEA) no Carnaval 2023, instala estande Aqui Tem Sebrae, na Central do Carnaval.
O objetivo é prestar serviços de gestão, atendimento e orientação aos empreendedores da cadeia produtiva do carnaval.

Na foto o governador Clécio; o prefeito de Santana, Bala Rocha; o presidente do CD Sebrae/AP, Josiel Alcolumbre, autoridades do carnaval e outros. Foto: Louise Dias/Sebrae/AP).

As consultorias ocorrem na Central do Carnaval, localizada no estacionamento do Estádio Zerão, inicialmente, e até o dia 12 de fevereiro, das 14h às 20h.
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Josiel Alcolumbre, destacou o papel da instituição: “Vamos auxiliar os empreendedores que estão no entorno da festa carnavalesca, com qualificações empresariais para que proporcionem mais qualidade de vida para as próprias famílias e para que o carnaval amapaense obtenha sucesso. O Sebrae e parceiros trabalham juntos e essa é uma forma de ratificar a proposta da nossa gestão de que ninguém faz nada sozinho”,
Para o governador do Amapá, Clécio Luís, o carnaval é a maior expressão da cultura brasileira e a iniciativa de trabalhar com parcerias é fundamental para desenvolver o Amapá, por meio da economia criativa. Disse o governador: “a Central do Carnaval possui empreendedores, costureiros, artesãos. Pretendemos gerar mais empregos durante a quadra carnavalesca e fazer um carnaval cada vez mais bonito, com recursos destinados à cultura”.
A diretora-superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante, deixa contribuições sobre a instalação do estande Aqui Tem Sebrae, na Central do Carnaval, quando se pronunciou dizendo: “estamos apoiando os empresários e informais, que trabalham na cadeia produtiva do carnaval. Somos uma instituição que acredita na importância da cultura do carnaval para a movimentação da economia e da economia criativa. Temos anseios de que o atendimento do Sebrae proporcione aumento de faturamento para os empreendedores e para que possam fazer uma gestão com mais qualidade”.

Central do Carnaval

A Central do Carnaval é uma organização do Governo do Estado do Amapá (GEA) e funciona como um ponto de atendimento à população, com prestação de serviços e informações.
No espaço, há o estande do Sebrae, Liga das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), Liga Independente dos Blocos do Amapá (Liba), Associação dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Abloca), circuitos dos blocos e A Banda.

Estande do Sebrae/AP
O Sebrae no Amapá participa da Central do Carnaval, com um estande medindo 3x2m, que funciona como ponto de orientação aos empreendedores de alimentos e bebidas que atuarão no Carnaval 2023.
Entre os serviços disponíveis estão cadastro e inscrições para as capacitações relativas ao carnaval, coordenadas pela Unidade de Atendimento e Relacionamento (UAR) e Unidade de Atendimento Coletivo – Comércio e Serviços (UAC-CS/Sebrae/AP).
Há orientações sobre a formalização como Microempreendedor Individual (MEI), que necessitam de inscrição em palestras de formalização e abertura de empresas, que ocorrem na Sede do Sebrae, às terças e sextas-feiras, às 9h.
Em caso do empreendedor já formalizado como MEI, há serviços de orientação empresarial.
Os empreendedores instalados no entorno da Central do Carnaval receberão visitas de consultores de atendimento e serão atendidos na ‘Ação Aqui Tem Sebrae’.

Economia Criativa
A Economia Criativa, é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. Para a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), as indústrias criativas se dividem em quatro grandes grupos, que são patrimônio, artes, mídia e criações funcionais. Esses grupos são divididos nos subgrupos de patrimônio, artes, mídia e criações funcionais.