Antes foram sabatinados pelos vereadores de Macapá conforme manda a Lei Orgânica do Município.

O Conselho Municipal de Trânsito tem funções importantes para as decisões do setor (Foto: Cristiano Mareco/CTMac).

Os membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte Coletivo e Individual, realizaram a primeira reunião na sexta-feira, dia 24/03, para instalação do Conselho, apresentação dos seus membros e discussão da Ordem do Dia elaborada pelo representante do Sindicado das Empresas de Passageiros do Estado do Amapá.

A reunião foi realizada no prédio sede da Companhia de Transporte e Trânsito de Macapá (CTMac), natural local das reuniões do Conselho.

Os membros do Conselho, durante a votação da ordem do dia, declararam as suas expectativas e projetos que precisam fazer parte da estrutura de transporte de Macapá, tanto urbano, como interurbano.

Durante a explanação do representante da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Kleber Leal, conselheiro suplente, falou da importância do papel de cada integrante no Conselho no ato fiscalizador, pois essa responsabilidade vai impactar a vida diária da população.

“Todo o trabalho realizado pelo Conselho vai pautar o prefeito de Macapá, possibilitando diagnosticar os pontos positivos e negativos do transporte”, diz Kleber.

Os novos conselheiros empossados foram sabatinados e aprovados pela Câmara de Vereadores de Macapá, nos termos do Art. 259, parágrafo único, inciso I, da Lei Orgânica Municipal de Macapá.

O Município de Macapá Instituiu o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte Coletivo e Transporte Individual, composto paritariamente por representantes do poder público e da sociedade civil organizada, sendo de caráter consultivo destinado a realizar estudos, e emitir pareceres que objetivem avaliar o sistema de transporte que compõem o trânsito municipal de Macapá.

Ao todo são 14 conselheiros, 7 titulares e 7 suplentes:

Representando a CTMac: Paulo Barros (titular) – Kleber Leal (suplente );

Representando a Câmara Municipal de Macapá (CMM) – Vereador Caetano Bentes (titular) e João Mendonça (suplente);

Representando a Federação das Entidades Comunitárias do Estado do Amapá (Fecap) – Leonel Martins (titular) e Clebson Pereira (suplente)

Representando o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado do Amapá (Setap) – Décio Melo (titular) e Artur Sotão (suplente)

Representando o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema de Transporte Urbano de Macapá – Cristiano Souza (titular) e Max Pereira (suplente )

Representando os estudantes – Gustavo Conceição (titular) e Antônio Filho (suplente )