Estão reservados para a obra R$ 1,9 milhão, proveniente do Tesouro Estadual, e estará pronto em julho.

O novo deck do Curiaú contará com acessibilidade e espaço para crianças. (Foto: Marcia do Carmo: Secom/GEA).

A revitalização do deck busca valorizar um dos principais pontos turísticos do estado, atraindo mais visitantes e ampliando as oportunidades de renda para a comunidade.

O Governo do Amapá já concluiu 85% das obras de reforma e ampliação do deck do Curiaú, na saída de Macapá. Os serviços têm investimento de 1,9 milhão, do tesouro estadual, e a previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2023.

O projeto iniciado no final do ano passado, quando a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) realizou uma audiência pública com o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Rio Curiaú, moradores e a prefeitura de Macapá.

Uma das propostas foi a valorização e geração de emprego local. Os próprios moradores da comunidade foram contratados para executar os serviços.                                                                                 

Melhorias

Uma das principais prioridades do projeto é a inclusão, por isso o local terá adaptações em pontos estratégicos para aqueles que apresentam mobilidade reduzida. O deck terá uma nova estrutura de restaurantes, áreas cobertas, banheiros, piscinas naturais para crianças, guarda-corpo, pintura temática e exposição de fotos do Curiaú.

As estruturas comprometidas pelo tempo, como o piso, já foram removidas. Uma limpeza minuciosa foi realizada nas áreas de várzea para receber a nova estrutura, que será feita em madeira de lei tratada, que, segundo estudos da Seinf, tem maior durabilidade contra as ações climáticas.

Os quiosques terão cobertura de telhas metálicas, ambientes internos e externos e vão contar com moderna iluminação em LED.

Novo sistema de tratamento do esgoto

Outra intervenção importante na reforma é o sistema de esgoto sanitário e outros resíduos, que antes eram despejados diretamente na lagoa.

Dentro do projeto do novo deck, um sistema isolado de esgoto será construído com caixas de armazenamento em concreto, que poderão receber limpeza, de acordo com a demanda de uso, garantindo maior higiene ao banhista e preservação do meio ambiente.