Josiel Alcolumbre – Jornalista

O Sebrae está passando por uma transformação. E, com isso, quer transformar também os pequenos negócios no Amapá e em todo o Brasil: torná-los protagonistas do desenvolvimento sustentável do país.

Está trabalhando para, nos próximos três anos, criar um ambiente econômico mais favorável à atuação das micro e pequenas empresas, com empreendedorismo forte, elevada produtividade, mais e melhores oportunidades de trabalho.

Para alcançar esses marcos, foram criados alguns objetivos estratégicos, em torno de quatro sustentações: sociedade, cliente, recursos e processos internos

A sociedade com a incumbência de promover ocupação e renda por meio do empreendedorismo e aumentar a participação dos pequenos negócios na economia, atuando em rede para transformar o ambiente de negócios no país.

O cliente no sentido de desenvolver o empreendedor do futuro e elevar a competitividade dos pequenos negócios, promovendo um relacionamento acessível, integrado, resolutivo, ágil e transformador.

Em relação aos recursos o objetivo é ampliar as fontes de recurso e melhorar a eficiência de sua aplicação, a fim de modernizar a infraestrutura do Sebrae, prover tecnologia adequada para uma constante evolução digital, além de assegurar a aptidão aos colaboradores.

Para tanto os processos internos precisam ter a cobertura ampliada para tornar efetivo o atendimento, integrando soluções, fortalecendo as parcerias que potencializam as transformações na sociedade, elevar a maturidade digital da instituição, além de desenvolver a gestão com base na inovação, informação e conhecimento.

O Sebrae está construindo uma agenda de iniciativas estratégicas que ajudará buscar uma trajetória de desenvolvimento sustentável para os pequenos negócios.

No Estado do Amapá, especificamente, há uma vontade dos conselheiros, dos membros da Diretoria e dos técnicos que estarão com o trabalho, por todos estes três próximos anos, vinculados à modernidade, sustentabilidade e produtividade ao que se espera da instituição.