Concursos estão validados até março de 2025. Estado financeiro definirá chamada dos que estão no cadastro de reserva.

Para Clécio Luís, a ação garante direitos das pessoas que se prepararam para o certame e ainda não foram chamadas (Foto: Ascom/GEA).

O governador Clécio Luís autorizou na sexta-feira, 10, a prorrogação dos concursos públicos da Fundação da Criança e do Adolescente (FCria), do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) e do Grupo Gestão. Agora, todos são válidos até 2025.

Os certames são de 2018 com validade inicial de dois anos, mas, devido à pandemia de Covid-19, os prazos foram suspensos, por meio de uma lei federal.

Todas as vagas imediatas ofertadas nos editais já foram preenchidas. O Governo irá fazer um estudo financeiro para definir a chamada do cadastro de reserva.

No pronunciamento disse: “Hoje, nós estamos garantindo o direito das pessoas que estudaram para passar nesses concursos. Vamos trabalhar para chamar estas pessoas, mas sempre de acordo com a condição financeira do Estado, porque temos o compromisso de pagar em dia os servidores”.

O governador acrescentou que não serão feitos novos certames para as áreas em que há cadastro reserva: “É uma decisão política que permite a essas pessoas a oportunidade de serem chamadas”, explicou o secretário de Estado da Administração, Paulo Lemos

Participaram da solenidade, o vice-governador Teles Júnior, os representantes das categorias, os deputados estaduais Jesus Pontes, Pastor Oliveira, Jory Oeiras, Paulo Nogueira e secretários de estado.