Os parlamentares anunciaram a liberação com entusiasmo e vendo mais perto a realização do projeto.

O senador Davi e o deputado Vinicius Gurgel são os responsáveis pela liberação da verba do PCN. (Foto: Assessoria do senador Davi).

Um dos articuladores para a construção da Ponte Sérgio Arruda, o senador Davi Alcolumbre (AP) acredita que a obra será primordial para melhorar a mobilidade urbana na região já que ela é o principal meio de acesso do centro à zona norte de Macapá e vice-versa, enfrentando problemas estruturais desde 2014.

Na terça-feira, 21/03, ao lado do deputado federal Vinícius Gurgel (PL-AP), o parlamentar comemorou a liberação, pelo diretor do Departamento do Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, Ubiratan Poty, para o início da obra. Alcolumbre e Gurgel têm trabalhado juntos para que a construção da ponte aconteça, classificando a obra como uma das conquistas mais esperadas pela população.

Em articulação conjunta, os dois destinaram, ao todo, mais de R$ 15 milhões para a Ponte Sérgio Arruda.

Segundo o senador, essa é uma luta antiga, de quase 20 anos, da população amapaense. “Nós estamos aqui, firmes, trabalhando pelo Amapá. E a liberação dos recursos para essa ponte tão importante para o estado é um dos maiores sonhos da população amapaense. É fruto do nosso trabalho, em Brasília, para melhorar a vida das pessoas no Amapá”.

De acordo com o projeto apresentando, a construção será dividida em duas etapas: a primeira é a revitalização, incluindo novas faixas de rolamento e construção de ciclofaixa, além do calçamento para pedestres e urbanização do entorno.

A segunda fase contempla a área do Canal do Jandiá, consistindo na elevação do nível da ponte de retorno, que evitará o alagamento da via que ocorre quando a maré está alta. O projeto também contemplará a construção da ponte que interliga os bairros Pantanal e Pacoval. A obra será executada pela prefeitura de Macapá.

Haverá ainda, na Sérgio Arruda, acessibilidade, com meio-fio e passeio (calçada) com rampa de travessia, piso tátil de alerta e direcional. E, também, contará com a implantação de guarda-corpos em todo o passeio pertencente à ponte sobre o canal.

Ao lado do senador Davi, o deputado Vinícius Gurgel reconheceu a atuação do senador pela concretização do projeto para o estado.

“Eu agradeço a articulação do senador Davi para que essa ponte saia do papel. O gabinete dele está sempre de portas abertas para nós, inclusive para todo o estado do Amapá”, disse.