A população, além de prestigiar o evento, aprovou completamente a iniciativa e espera os resultados.

A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou, esta semana, a primeira sessão itinerante de 2023, para discutir demandas dos municípios em todo o estado.

As atividades começaram por Santana, que teve 256 proposituras aprovadas, durante a sessão, dentre projetos de lei, moções, requerimentos e indicações, que buscam melhorias para áreas como saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e inclusão social.

A população foi ver, de perto, a sessão da AL em Santana e aprovou a iniciativa (Foto: Ascom/AL).

A sessão plenária aconteceu na quadra da Escola Estadual Augusto Antunes e reuniu parlamentares e população com o objetivo de integrar o Poder Legislativo e as comunidades, ouvindo as reivindicações locais e apresentando proposituras que tragam soluções para as demandas levantadas pela população.

A presidente Alliny Serrão avaliou a sessão afirmando que “essa é uma grande oportunidade de estarmos mais próximos ainda das pessoas, para ouvir seus anseios e para que possamos buscar soluções que influenciem diretamente na qualidade de vida dos moradores. Me deixa muito feliz a participação de todos os parlamentares, instituições, residentes e poder público para unir o poder legislativo à população”.

Vários grupos sociais participaram da sessão. Segundo Lázara Leandro, voluntária na Associação dos Evangélicos do Amapá que atende jovens e adultos através de um projeto que os capacita para o mercado de trabalho, a parceria com o parlamento possibilita que fazer muito mais pelos projetos sociais desenvolvidos nas comunidades.

Para o prefeito do município, Bala Rocha (PP), a participação popular é fundamental para essa interação entre o legislativo e as comunidades: “É muito importante que a população conheça de perto seus representantes e saiba que eles estão aqui para votar leis fundamentais que causam impacto na vida de todos nós. Sabemos que todas as comunidades têm suas reivindicações e a aproximação dos parlamentares amplia as condições para que essas comunidades tenham as reivindicações atendidas”.

As demandas levantadas serão transformadas em novas proposituras para que as soluções sejam dadas.

Para o vice-governador Teles Júnior “há um esforço concentrado do governo para atender o que a população de fato precisa. Vamos inaugurar o hospital de Santana entre os meses de maio e junho, melhorando significativamente a qualidade de vida da população. Eu faço questão de destacar a iniciativa da presidente Alliny Serrão e de todos os parlamentares, em ouvir a população sem receios e, acima de tudo, dar uma resposta rápida a essas demandas. É dessa forma que se constrói a democracia e se faz a boa política”.