Estado lidera vacinação contra Influenza no Brasil; força-tarefa combate surto de síndromes gripais.

Esta semana o Amapá alcançou a 1ª posição entre estados do Brasil que mais aplicaram a vacina contra Influenza. Dados apresentados pela Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS-AP) na sexta-feira, 26, apontam que em 13 dias, o estado saltou de 16% para 72,1% de cobertura vacinal do público prioritário.

As crianças, as mais afetadas pelo surto de síndromes respiratórias que o Amapá enfrenta, foram alvo da mobilização do Governo e municípios. De acordo com a SVS, 65,78% delas, com idade até 6 anos, receberam a vacina.

No Amapá, 65,78% das criança com idade até 6 anos, receberam a vacina (Foto: Márcia do Carmo/GEA).

“Estamos muito orgulhosos de receber esse balanço. As equipes trabalham muito para atender a população da melhor maneira possível em busca das metas vacinais”, frisou a superintendente da SVS, Margarete Gomes.

Os dados foram anunciados no Palácio do Setentrião, quando o Governo repassava R$ 2,7 milhões em recursos para reforço das ações de saúde dos 16 municípios, incluindo as campanhas de imunização.

O governador Clécio Luís assim se manifestou: “o município que ainda está com uma baixa cobertura, poderá utilizar esse recurso para ampliar a campanha, fazer busca ativa, ir de casa em casa, para aumentar a imunização. Esse valor chega em um momento importante, que vai ajudá-los a bater a meta, que é de 90%”.

Os municípios com o melhor desempenho foram Porto Grande, com alcance de 93,60%; Calçoene, com 92,92%; e Ferreira Gomes, com 92,75% de cobertura. Estes ultrapassaram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.

Liderando a vacinação, o prefeito de Porto Grande, José Bessa, pontuou que o município instalou uma força-tarefa para alavancar a cobertura vacinal.

Bessa mostrou o caminho que adotou: “fizemos busca ativa, realizamos campanhas de conscientização da população sobre a importância da vacina. Foi grande a mobilização com o apoio do Governo do Estado. Essas ações levaram o município ao primeiro lugar na cobertura vacinal como reflexo de todo o esforço”.

No início desta semana, 100 mil doses de vacina contra a influenza chegaram ao amapá. A remessa, feita pelo Ministério da Saúde, atendendo a um pedido do Governo do Estado para reforçar a campanha em todos os municípios.

 Cobertura vacinal por município:

Porto Grande: 93,60%; Calçoene: 92,92%; Ferreira Gomes: 92,75%; Amapá: 86,54%; Pedra Branca do Amapari: 84,16%; Oiapoque: 80,72%; Tartarugalzinho: 75,08%; Laranjal do Jari: 73,76%; Vitória do Jari: 73,56%; Macapá: 72,95%; Paracuuba: 71,22%; Santana: 63,27%; Itaubal: 62,64%; Serra do Navio: 51,97%; Mazagão: 50,04%; e Cutias: 44,49%.