Esta semana o suplente de senador, Josiel Alcolumbre, participou da assinatura do Pacto de Combate à Fome, representando o Sebrae no Amapá e o mandato do senador Davi. Estava presente à solenidade o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

MAIS DA METADE

O Amapá tem de 57% da população inscrita no Cadastro Único, e a assinatura do protocolo de intenções  faz parte da estratégia de erradicar a fome no Brasil e estabelecer a integração das políticas públicas de assistência social. A medida visa promover a inclusão socioeconômica de pessoas inscritas na base de dados.

 EMERGÊNCIA

De 1º de janeiro até o dia 6 de maio deste ano, o Amapá apresentou um aumento de 53,11% no número de casos de síndrome gripais, e 108,33% da forma mais grave da doença, se comparado ao mesmo período de 2022. O governo do Estado resolveu enfrentar o problema: decretou emergência em todo o Estado.

LOTADO

Até a última quinta-feira, 11, a rede hospitalar pública e privada registrava mais de 190 casos de internação, sendo 29 entubadas. Desses, 109 se concentravam no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e Pronto Atendimento Infantil (PAI), com 22 crianças na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Pacientes com idade entre 7 meses e 4 anos.

DIFERENÇA

A principal diferença entre os estados de emergência e urgência é que emergência apresenta ameaça imediata para a vida do paciente, enquanto a urgência é uma ameaça em um futuro próximo, que pode vir a se tornar uma emergência se não for solucionada a tempo.

ENTENDA

Emergências são consideradas condições que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Já a urgência, é uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata.