O material chegou nesta terça-feira e atende a um pedido do Governo do Estado para a abertura de mais leitos.

O Amapá recebeu 32.695 metros cúbicos de oxigênio, o que equivale a 12 mil toneladas do insumo que vão abastecer os 30 novos leitos pediátricos que serão abertos no Hospital Universitário (HU-Unifap), seguindo uma orientação do Governo do Estado, para atender pacientes com síndrome respiratória aguda.

O material foi dividido em dois tanques, o maior com capacidade de 27.745 metros cúbicos de oxigênio, e o menor com 4.950 metros cúbicos. O transporte foi feito no navio de apoio oceânico Iguatemi, da Marinha do Brasil, que trouxe o material em 48 horas do Pará para o Amapá. A logística também contou com o apoio da Companhia das Docas de Santana, que forneceu um guindaste para a retirada dos tanques da embarcação.

O oxigênio é necessário para abastecer 20 leitos clínicos pediátricos e 10 de tratamento intensivo (UTI) no HU. O pedido partiu do Governo do Estado ao Ministério da Saúde, que acionou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) para tratar com a fabricante White Martins, o fornecimento do insumo.

O oxigênio abastece 20 leitos pediátricos e 10 de UTI, no HU-Unifap. A operação desembarque foi realizada na área do Porto de Macapá (Foto: Maksuel Martins/GEA).

O Amapá vive um surto de síndromes respiratórias, com o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) sendo o principal causador dos agravos em crianças abaixo de seis anos.

Desde o decreto de emergência em saúde pública, assinado no dia 13 de maio, o Governo do Estado já disponibilizou 249 leitos, entre clínicos e de UTI, para internação de crianças, contudo, as unidades continuam superlotadas com o avanço do surto.

O Ministério da Saúde e a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) prestam apoio ao Estado com material laboratorial, equipes de profissionais e pesquisadores.