Josiel Alcolumbre – Jornalista

A semana que passou reservou para a população do Estado, pelo menos dois momentos que servem para a reflexão de todos.

O primeiro foi o anúncio de que o Ibama havia indeferido a licença para que a Petrobras continuasse com o processo de confirmação de que, na costa do Estado do Amapá, a pouco mais de 170 km, há gás e petróleo em abundância.

Um golpe forte nas perspectivas projetadas para o desenvolvimento do Amapá, a partir de um novo polo e com raízes que se estendiam até a Belém do Pará onde alicerces do projeto estão fincados.

A notícia pegou de surpresa tanto aos administradores da Petrobras como, também, a bancada parlamentar amapaense, em Brasília, que desde a semana passada tem a coordenação do senador Davi, do União Brasil do Amapá.

O senador Davi, indignado pelo não deferimento da licença, entendeu que o momento é de reagir, politicamente contra a decisão dos dirigentes do Ibama. No entender do senador amapaense, não há qualquer impedimento técnico para que a licença fosse deferida e vai agir politicamente, em todas as esferas, para reverter a situação, pois sabe estar atuando em defesa da geração de emprego e renda no Estado do Amapá.

Outro assunto que me deu muito orgulho esta semana foi a realização da 17.ª edição do Festival Brasil Sabor, que este ano veio com o tema “Cores Brasileiras, Sabores do Meio do Mundo”.

Neste evento, realizado no estacionamento do Sebrae do Amapá, deu para perceber o empenho, a dedicação e o compromisso de todos aqueles, funcionários ou não do Sebrae no Amapá, que prontificaram a fazer o seu melhor e assim o fizeram, deixando a população que esteve no evento com a melhor das impressões.