Uma iniciativa atribuída ao mandato do senador Davi com parceria do Governo do Amapá e Capuchinos.

Está confirmado e, em muito breve, vai entrar em fase de implantação e atendimento o programa “Mais Saúde Vascular” no Estado do Amapá.

Mais um gol de placa marcado a favor da saúde no Amapá. O Programa Mais Saúde Vascular vai ser desenvolvido pelos Capuchinhos sob a supervisão da Secretaria de Saúde do Amapá (Foto: Arquivo do JAA).

A conquista e o “quero fazer” foi do governador do Estado, Clécio Luís e dos Capuchinhos que, através de um trabalho religioso e voluntário ajuda a transformar a realidade de lugares, muitas vezes esquecidos. Os freis começaram a usar um hábito com capuz um pouco menor. O capuz do capuchinho é pequeno e, por isso, estacionou o nome pelo quais os freis são conhecidos em Macapá.

Na avaliação do senador Davi (União/AP) “o programa Mais Saúde Vascular chegou ao Amapá para atender a população no tratamento de varizes”.

O Programa conta com recursos articulados pelo senador e será executado em parceria com o Governo do Amapá e os Capuchinhos.

Embora muitos pacientes façam associação da saúde vascular apenas com os problemas estéticos trazidos  pelas varizes, é essencial dizer que cuidar bem deste sistema do corpo humano é fundamental para a saúde como um todo.

A saúde vascular é composta por um sistema, que é um  circuito fechado de vasos distribuídos por  todo o corpo e que tem a função de transportar sangue, oxigênio e fluidos para o organismo.  Está intimamente associado ao sistema cardíaco, por meio de 160 mil quilômetros de capilares, artérias e veias.

Apresentando paredes resistentes e espessas, para suportar o sangue de alta pressão, as artérias são vasos que promovem o transporte do sangue do coração para os tecidos. Podem ser classificadas como grandes  artérias elásticas, artérias musculares e  arteríolas.

As veias são as responsáveis por conduzir o sangue aos tecidos e órgãos para o coração. Podem ser profundas (ficam onde não se vê a olho nu) ou superficiais e visíveis.

Nem sempre o retorno venoso é fácil porque neste momento o sangue está sob baixa pressão e precisa lutar com a gravidade, como no caso do sangue dos membros inferiores.

As veias contam  com  válvulas para garantir que o fluxo sanguíneo ocorra em uma só direção.

Já os capilares são vasos sanguíneos com parede delgada e de pequeno calibre. Nesses vasos ocorre a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos.

Com uma boa saúde vascular o sangue bombeado pelo coração, chega  aos  pulmões,  capta  oxigênio e o transporta ao redor do corpo, levando também nutrientes a todo o organismo, por meio dessa rede integrada de vasos.

Quando esse sistema vascular não vai bem, com mau funcionamento de artérias, capilares e veias, pode deflagrar as doenças vasculares (como a insuficiência venosa) e as cardiovasculares, como a insuficiência cardíaca.

Porém,  além do coração,  diversos órgãos dependem da saúde vascular como os rins, pulmões e cérebro.

Portal Governo do Amapá – Campanha ‘Mais Saúde’ orienta cidadãos sobre onde encontrar atendimento adequado. A intenção é esclarecer que cada tipo de unidade de saúde pode atender de acordo com a gravidade do caso.