Rodolfo Juarez

Já faz algum tempo, mas hoje, refletindo sobre o mês de  maio, sintonizei o dial dos meus pensamentos em um passado nem tão distante assim, para lembrar o que representava o mês de maio para a comunidade macapaense que já não era tão pequena, passando dos 250 mil habitantes.

Pois bem, procurando aqui e acolá, anotando lembranças de momentos que cheguei a viver com intensidade, revendo convites e programações, pude verificar que muita coisa mudou nestes últimos 40 ou 45 anos, no que se refere a significação do mês de maio, o mês das flores

Não foi à toa que o mês de maio, há quarenta anos ou mais, era conhecido, e por isso esperado com especial nervosismo, como o “mês das flores”, “mês das noivas”, “mês das rainhas (das flores)”, “mês das debutantes”.

Nesse tempo todas as diretorias sociais dos clubes, associações e de entidades como Rotary, preparavam os grandes bailes, sempre destacando a beleza das meninas de 15 a 22 anos e trazendo um dos cantores líderes da parada nacional como: Wanderley Cardoso, Jerry Adriani, Fábio Júnior e tantos outros.

Uma verdadeira rede de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras. Os eventos e reuniões do clube e associações, os associados trocando ideias, fazendo planos, ouvindo o que a comunidade tem a dizer, uma forma de fortalecer vínculos de amizade.

Para muitos que hoje estão com 60 anos ou mais de idade, ainda estão vivo na memória os diversos Bailes das Flores e Baile das Debutantes promovidos por clubes e associações localizados em Macapá, Santana e Serra do Navio, sempre com grandes atrações nacionais.

Também o baile das debutantes promovidos pelo Independente, em Santana, pelo Esporte Clube Macapá, em Macapá, pelo Rotary Clube, em Macapá, como pelo Círculo Militar, em Macapá, e o Manganês, na Serra do Navio.

O Baile das Debutantes, também festa no mês das flores, se tornaram atração pela forma como as famílias informavam à sociedade de que sua filhas haviam completado 15 anos e, assim, estava debutando e, de certa forma, ganhando a maioridade social.

As meninas, vendo o glamour dos acontecimentos sociais, pediam, com insistência, como presente de aniversário de 15 anos, participar de uma ou mais festa de debutantes no mês de maio.

As atrações do baile das debutantes, necessariamente era um jovem artista, preferencialmente cantor de renome nacional ou internacional, que dançaria com cada uma das 15 debutantes que estavam no baile em revezamento com outros 14 jovens, amigos ou “paqueras” das debutantes, escolhidos a dedo e vestidos com o que fora selecionado para a festa: terno, smoking ou blazer.

O fato é que os quatro finais de semana de maio, deixavam reservas financeiras para administrar o clube ou a associação por, pelo menos, 3 meses.

O calendário de eventos montado no começo do ano por cada clube ou associação, servia de guia para os organizadores programarem as suas festas, sempre fugindo de concorrências, daí a necessidade de se conhecer, antecipadamente, o calendário um do outro, para poder fechar com a banda de música local, o artista nacional, e com os pais das debutantes.

Havia um calendário ajustado para não sobrepor a concorrência desnecessária no dia da realização do Baile das Debutantes, ou do Baile das Flores.

Hoje os tempos, os temas e os lemas são outros.