Com intensificação das ações de combate a criminalidade, o Governo do Amapá está gradativamente, com estratégias de inteligências das equipes coordenadas pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), obtendo resultados significativos nas ocorrências de crimes violentos no estado.

Neste segundo trimestre de 2023 foi registrada a redução de 39% nos casos de homicídio, comparado aos três primeiros meses do ano. De janeiro a março foram 101 mortes, caindo para 62, de abril a junho.

O secretário da Sejusp, José Neto, explica que mais de 90% das ocorrências, registradas no início do ano no Amapá, são atribuídas aos confrontos entre grupos criminosos, principalmente em Macapá e Santana.

“Assim que diagnosticamos as principais causas dos crimes, passamos a enfrentar de forma mais incisiva, com várias medidas, como a integração das inteligências da Sejusp e das polícias Civil e Militar. Com este monitoramento estamos combatendo a criminalidade, o que já culminou numa redução muito significativa neste segundo trimestre, com uma queda de quase 40% no número de homicídios”, pontuou o secretário.

Operação Integração Pela Vida é uma das estratégias da Sejusp no combate à criminalidade. Foto: Divulgação/Sejusp

Dados da Segurança

Entre os dados positivos apresentados pela Sejusp, está o aumento nas apreensões de armas de fogo e diminuição dos crimes de roubo e furtos em todo o estado.

Em relação ao número de armas apreendidas pelas forças de segurança, somente no primeiro semestre de 2023, houve um crescimento de 58%, correspondente a 202 armamentos retirados do poder dos grupos criminosos.

No caso dos roubos, houve queda de 32% nas ocorrências. Sendo que latrocínio, que é o roubo seguido de morte, a baixa nos últimos três meses chegou a 75%. Foram 4 no período em 2022 e apenas um este ano.

Em relação ao crime de furto o levantamento mostra uma redução de 20%. Sendo que o furto a transeuntes se destacou com queda superior a 66,7%. Foram 6 no ano passado e 2 agora em 2023.

“Deflagramos 3 fases da operação ‘Integração Pela Vida’ que apresentou resultados positivos. Estamos reforçando o policiamento preventivo e ostensivo da Polícia Militar em todo o estado, com policiais nas ruas, ingressando nas áreas de risco, realizando blitz e barreiras policiais de averiguação em áreas monitoradas pelas nossas inteligências. Tenho certeza que os resultados positivos seguirão uma crescente, trazendo segurança para nossa população”, destacou José Neto.

Policiamento estratégico

Uma das estratégias do Governo do Amapá, para reforçar o combate aos grupos criminosos, que está sendo colocada em prática é a presença de equipes da Companhia de Rondas Ostensivas e Táticas Motorizadas (Rotam) do Batalhão de Operações Especiais (Bope) para o município de Santana, mapeados pela Sejusp, como o que apresenta os maiores índices de violência no estado.

De acordo com o secretário, a primeira medida adotada foi deslocar o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) para mais próximo do município.

“Estamos atuando de forma veemente para combater e melhorar os índices em Santana e, por isso, iremos destacar uma companhia do Bope para atuar especificamente no município com a certeza que essa estratégia surtiu ótimos resultados”, informou o gestor.

Monitoramento constante
A Sejusp acrescenta que os monitoramentos das áreas de risco são realizados diariamente em todo o Amapá. Em Macapá, as equipes observaram incidência de crimes violentos em bairros da Zona Norte e Sul da capital e uma das medidas estratégicas foi a instalação do Batalhão de Força Tática no bairro Novo Buritizal, no início de junho.

Reforço no sistema penitenciário
Entre as estratégias de segurança, está o reforço no sistema penitenciário do Amapá, de onde o monitoramento de inteligência constatou que algumas das ações criminosas surgiram no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

A Sejusp destaca que ainda este ano quatro novos pavilhões do regime fechado serão entregues pelo Governo do Estado. A reforma nos pavilhões contará com 32 alojamentos coletivos e abrirá 248 vagas para presos. Além do espaço físico, o secretário José Neto destaca os investimentos em recursos humanos com a nomeação de novos servidores para o Iapen.

“Em nossas investigações constatamos que a maior parte dos crimes violentos, especificamente de homicídios, as determinações partiam de dentro do Iapen. Temos ciência disso e estamos investindo grandes esforços para reforçar o sistema penitenciário. O Governo do Amapá nomeou 141 novos policiais penais, estamos colocando em funcionamento um novo pavilhão e intensificando as fiscalizações com revistas mais efetivas”, garantiu o secretário.