Josiel Alcolumbre – Jornalista

O mês que passou foi determinante para a sociedade local e para todos os brasileiros, não só no aspecto gerencial como em modos e maneiras adotadas para questões locais, algumas que se encontravam praticamente apagadas e outras que acesas, não definiam o caminho a seguir.

As ações do Sebrae no Amapá, além das nacionais que estão inseridas no plano estratégico da instituição, mas, também, as locais que estão inseridas em planos e programas de interesse de todos.

As participações em eventos internacionais e nacionais servem de termômetro para  avaliar a capacidade local com todas as suas nuances e resultados que sempre ficam acima das expectativas e, por isso, surpreendem a todos: os que têm a incumbência de avaliar, e aqueles que, mesmo não tendo essa incumbência, sempre contribuem com a comprovação sustentada por aceitação popular.

No Congresso Nacional onde temos, por dever de incumbência oficial, a responsabilidades de acompanhar as principais movimentações, principalmente aqueles que tem reflexo profissional e participação na melhoria da qualidade de vida da população local como, por exemplo, a aprovação do projeto de lei, na CCJ do Senado, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para tornar crime o transporte irregular de crianças e adolescentes, seja pela inobservância de normas de segurança ou por ausência de autorização e que acabam “gerando perigo de dano”. A punição proposta é de detenção de seis meses a um ano.

Na linha de análise de desempenho, ainda posso dizer que tive a oportunidade de participar, no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia, de 24 a 26 de maio da edição da Bahia Oil & Gás Energy 2023, uma sequência do que havia acontecido, dias antes, em Houston, a capital do petróleo e do gás, no Texas, Estados Unidos da América.

A característica da nossa família é sempre a mesma: conhecer para aplicar e vencer.