Josiel Alcolumbre – Jornalista

A composição política acertada para as eleições de 2022 e que se tornou a preferida do eleitor, seja pelas propostas, seja pelos candidatos apresentados ao eleitor para comparação com os concorrentes, ainda continua consistente o suficiente para propor estratégia política semelhante àquelas das eleições municipais de 2024.

A legislação eleitoral atual busca um filtro para ajustar a proliferação de partidos e o faz através da criação de índices que desanimam dirigentes de organizações partidárias que não atingem as cláusulas de barreiras e, na prática, inviabilizam o partido, fato que o leva a composições que juntam partidos ou levam partidos a serem absorvidos por outros.

As eleições municipais de 2024 experimentam, neste âmbito, o primeiro teste dentro destas novas regras e, possivelmente, ainda serão vistas, como foram nas eleições de 2022, formando federação de partidos que são definidas de cima para baixo, pelas direções nacionais, com obrigatoriedade de ser seguida em todas as esferas, inclusive municipal.

O fato é que a política está relacionada com aquilo que diz respeito ao bem público, à vida em comum, às regras, leis e normas de conduta dessa vida, nesse espaço, e, sobretudo, ao ato de decisão que afetará todas essas questões. Em suma, a política foi criada para regular os conflitos sociais.

O uso da política, da conversação e da negociação são essenciais para que pendências entre diversos interesses sejam, se não equacionadas, pelo menos equiparadas, tendo como objetivo benefícios comuns e recuos necessários para o entendimento.

É natural que para que haja entendimento, resultado e confiança o processo político precisa ser livre e a democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo, os cidadãos são os detentores do poder e confiam parte desse poder ao Estado para que possa organizar a sociedade. Todas as decisões políticas devem estar em conformidade com o desejo do povo.

Esses conceitos ou premissas são absolutamente decisivos para o entendimento do eleitor e da população como um todo.