O IBGE divulgou na quarta-feira, dia 28/06 o resultado do Censo Demográfico 2022 referente ao Estado do Amapá e cada um dos seus municípios. O Censo Demográfico é a principal fonte de referência sobre as condições de vida da população residente em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos.

CONFIANÇA

Os números do IBGE (Censo de 2022) não inspiram confiança. A previsão de julho de 2021 declarava que o Estado do Amapá tinha uma população estimada de 877.613 e, 23 meses depois (junho de 2023), declara que o Amapá tem uma população de 733.508, ou seja, menos 144.105 habitantes.

CÁLCULOS

É importante considerar que os cálculos para a definição de todas as estimativas foram feitos pelos técnicos do próprio IBGE. Ressalte-se que outros cálculos, feitos seja por quem for, não são aceitos pela estrutura pública que tem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística como seu informante de confiança.

MAIS ELEITORES DO QUE RESIDENTES

Se os números do IBGE estiverem corretos (o que é pouco provável) os da Justiça Eleitoral não estariam. Pelo menos quatro municípios, comparando as duas tabelas (n.º de eleitores e n.º de habitantes), Ferreira Gomes, Itaubal, Pracuuba e Serra do Navio precisariam ser recontados, considerando que o n.º de eleitores ou é maior ou está na casa de 90% da população.

CONSIDERAÇÃO 01 – FPE

O critério de repartição do FPE estabelece que 5% do fundo devem ser proporcionais à área dos estados na federação e os 95% restantes devem ser repartidos com base: 1 – no tamanho das populações; e 2 – no inverso da razão entre renda per capita estadual e a renda per capita nacional.

CONSIDERAÇÃO 02 – FPM

A distribuição dos recursos aos Municípios é feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual. Os critérios atualmente utilizados para o cálculo dos coeficientes de participação dos Municípios estão baseados em Leis