Com entrada gratuita a edição de 2023 mostrou as riquezas e a biodiversidade com coleção inovadora e inspiradora.

Aspecto do Modamazon 2023 (Foto: Agência Sebrae de Notícias).

Desde que os novos dirigentes do Sebrae no Amapá assumiram os seus cargos no começo do ano e passaram a comandar a instituição, que as ações especiais são realizadas com grande aceitação da população.

Desta feita o destaque ficou por conta da 7.ª edição do Modamazon, com o tema “Tumucumaque, Expedição do Amapá”, que teve o coquetel de lançamento realizado no dia 15 de junho, às 19 horas, um evento fechado para criadores, modelos, parceiros e autoridades locais, realizado na sede o Sebrae, no Salão de Eventos Macapá.

O objetivo do Modamazon é desenvolver a indústria têxtil e incentivar criadores de moda no Amapá, que se valham do princípio da sustentabilidade, movimentando a cadeia produtiva da indústria, fortalecendo o comércio local, além de gerar conhecimento das raízes amazônidas.

Nos dias 17 e 18 de junho, sábado e domingo, aconteceu, no Sebrae, no auditório Macapá, as apresentações destacando a criatividade dos estilistas e das estilistas locais, sempre voltados para o tema escolhido.

A gestora estadual do projeto, Francinne Bacelar, entende que se trata de uma iniciativa no nicho moda autoral sustentável, no qual o criador ou estilista acompanha todo o processo de produção desde a escolha da matéria-prima até a chegada ao consumidor final.

As peças são produzidas em escala reduzida e não necessariamente estão vinculadas às tendências do momento. São peças que possuem uma manifestação cultural e exclusivas para um público determinado.

Pode-se dizer que o Modamazon é um coletivo que une os criadores e artesãos de moda autorial e sustentável com foco na identidade local e na biodiversidade.

O coordenador do Modamazon, Driko Peixoto, disse que a escolha do tema conecta o amapaense com a sua biodiversidade, mostra o Amapá para o restante do mundo e chama a atenção para as questões da preservação ambiental.

O Parque Nacional do Tumucumaque é o maior parque do Brasil, ocupa 26,5% da área total do Estado do Amapá e está inserido na região conhecida como Escudo das Guianas, ao norte da planície amazônica.