São mais de 1,6 mil classificados que enfrentarão outras fases também eliminatórias.

O governador Clécio Luís homologou na sexta-feira, 14/07, os concursos públicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e da Polícia Científica do Amapá (PCA). Juntos, os certames ofereceram mais de 1,6 mil vagas entre contratação imediata e cadastro reserva. A decisão em homologar os dois concurso faz parte da política de reorganização da administração pública. Foram 40 mil inscritos nos dois concursos, e os classificados aguardam a convocação para as demais fases.

O momento em que o governador homologava os concursos públicos da Educação e da Polícia Científica do Estado. (Foto: Israel Coutinho/GEA).

O governador Clécio Luís destacou os esforços para chamar os futuros servidores e celebrou o reforço que a Educação e a Polícia Científica ganharão em seus quadros, fortalecendo os serviços prestados à população.

“Eu sei o que é uma angústia de um concursado, pois já passei por isso. Essas próximas fases que virão são muito importantes para prepará-los como futuros servidores públicos. Uma coisa que nos diferencia dos demais profissionais é que somos pagos com dinheiro público e a responsabilidade aumenta ainda mais, e nós precisamos ter espírito público e isso faz toda a diferença”, destacou o governador.

O edital será publicado no Diário Oficial do Estado com a relação dos candidatos classificados nos dois certames. Após esta fase, os candidatos passarão por novas etapas do concurso, entre elas, exames documentais e de saúde, de caráter eliminatório.

Durante os primeiros seis meses, o atual governo vem fazendo um trabalho de reorganização da máquina pública e só assim está sendo possível dar andamento nos concursos que estão vigentes

A secretária adjunta de Educação, Simone Guedes, enfatizou que quando se coloca em prática um concurso regionalizado, é instituída uma política pública voltada também ao currículo regionalizado.

O diretor-presidente da Polícia Científica, Marcos Aurélio, ressaltou que o Estado iniciou o ano voltado para a questão estrutural do serviço público, que vai desde os prédios até as viaturas.

A cerimônia contou com a presença da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação (Sinsepeap), Katia Cilene, e de candidatos classificados nos dois certames.

O concurso da Educação ofertou vagas imediatas para professor, cuidador, tradutor intérprete de Libras (língua portuguesa).

Já a Polícia Científica foi para cadastro reserva de perito criminal, perito odontologista, papiloscopista, técnico pericial e auxiliar técnico pericial.