Em seis meses, o Governo do Estado inaugurou mais uma obra estruturante, para incentivar o turismo sustentável.

Autoridades do Estado e a ministra da Cultura durante a inauguração do Deck

Resgatar a ancestralidade e devolver um espaço para quem é dono de fato e de direito foi o sentimento do governador Clécio Luís ao entregar, completamente recuperado, o Deck do Curiaú para a comunidade quilombola que leva o mesmo nome.

Ao lado da ministra da Cultura, Margareth Menezes, da comunidade quilombola e autoridades do Executivo, o governador destacou a participação dos moradores na construção do projeto de revitalização, que incluiu ainda a concessão de dois restaurantes para empreendedores da região.

Cartão postal do Amapá, o Deck fica localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Curiaú, que liga a região ao Rio Amazonas. O investimento foi de R$ 1,9 milhão, recursos do tesouro estadual.

Durante o evento o governador Clécio assim se pronunciou: “Hoje reafirmamos que a ancestralidade precisa ser respeitada. Este cartão postal turístico do nosso estado significa a conquista do povo negro. Esse lugar, bonito do jeito que está, vai alimentar muito mais as histórias, a autoestima e o destino do povo do Curiaú. É assim que vamos construir o Amapá que queremos. As obras são importantes, mas o que vai nos levar adiante é o nosso povo e a nossa história, e honrar essa história”.

O local foi todo revitalizado e conta com dois restaurantes, banheiros, rampa com acessibilidade, voltada para pessoas com deficiência física, mobilidade reduzida e crianças menores, além de escadaria que era de madeira e agora é em concreto, dando maior segurança para os banhistas e tendo maior durabilidade.

Ao som do batuque e dos ladrões (músicas tradicionais do marabaixo), e o balanço das saias rodadas, a ministra Margareth Menezes, destacou que esse foi um momento histórico de resgate e de tradição do povo negro amapaense.

Uma das propostas para revitalização do local foi a valorização e geração de emprego local. De acordo com a presidente da Associação de Moradores da Comunidade do Curiaú, Maria Celestina, a própria comunidade solicitou ao governo os serviços.

Um panorama de como ficou o Deck do Curiaú (Fotos: Jorge Junior e Israel Cardoso/GEA).

 Geração de emprego e renda

Os próprios moradores da comunidade foram contratados para executar os serviços de revitalização, além de assumir os restaurantes do ambiente.

Ouvir os moradores e integrá-los aos projetos faz parte do compromisso da gestão estadual em estabelecer um contato mais próximo com as comunidades amapaenses.

Para Clícia Di Miceli, secretária estatual de Cultura, “a partir destes diálogos, a gente tem condições de começar a se posicionar  para definir de qual maneira podemos construir o melhor caminho de gestão pública junto às comunidades”.

De acordo com a secretária de Turismo, Anne Monte, a revitalização do balneário, que iniciou em 2022, foi uma das prioridades do Governo do Amapá nesses seis meses de gestão. O Deck do Curiaú sai na vanguarda do turismo sustentável e esse potencial pode ser mais bem explorado com a ajuda dos próprios moradores.

A solenidade contou com apresentações culturais, marabaixo, pôr do sol, e passeio no rio Curiaú. Participaram da cerimônia, autoridades, secretários de estado e o presidente do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre, que na ocasião, também representou o senador Davi Alcolumbre.

O deck da APA do rio Curiaú fica localizado na Zona Norte da capital, na Rodovia AP 070.