Palácio Rio Mutuacá terá expediente, reuniões de secretários e visitas de lideranças, durante a Festa de São Tiago.

 Os atendimentos no Palácio Rio Mutuacá serão feitos até hoje, dia 25, Dia de São Tiago (Foto: Aog Rocha e Israel Cardoso Jr. do GEA).

Em uma cerimônia cheia de simbolismo, de cultura e religiosidade, o governador Clécio Luís abriu as portas do Palácio Rio Mutuacá, em Mazagão Velho, no sábado, 22/07. A sede administrativa do Governo do Amapá foi transferida para a Vila Histórica e é uma homenagem à região que, neste período, recebe a tradicional Festa de São Tiago.

A ação reforça o caráter municipalista da gestão, valorizando e potencializando os atrativos locais e regionais. Os atendimentos acontecem no Centro Cultural das Máscaras, na Rua Senador Flexa, s/n, até terça-feira, 25.

A abertura do Palácio foi acompanhada por lideranças e demais moradores de Mazagão Velho, pelo vice-governador, Teles Júnior; ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; senador Davi Alcolumbre; prefeito de Mazagão, Dudão Costa; o vice-prefeito, José Hosana Silva; diretor do Conselho Deliberativo do Sebrae/AP, Josiel Alcolumbre; além de membros do secretariado do Governo do Amapá.

Haverá expediente próprio no Palácio Rio Mutuacá, com uma série de agendas governamentais, incluindo tomadas de decisões e recebimento de visitas da comunidade.

“Os mazaganense, hoje, vivem dias muito melhores do que anos atrás, fruto do trabalho da prefeitura e dos demais órgãos. Parabéns ao governador Clécio e ao vice Teles Júnior pelo gesto político importante de reconhecimento que o Governo do Estado faz hoje. Não é só um simbolismo, é a dedicação de um governante que tem olhar municipalista”, celebrou o senador Davi Alcolumbre.

 Simbolismo

Mutuacá é o nome do rio que é patrimônio cultural da Vila Histórica. Foi por onde chegaram ao Brasil as 163 famílias transferidas da Mazagão Africana, uma colônia portuguesa no Marrocos que foi desativada. Nos meses de julho e agosto, o rio vira palco para as festas de Nossa Senhora da Piedade e do Divino Espírito Santo.

 Gastronomia

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETE) promoveram a Oficina Gastronômica – Tradições do Mazagão.

O objetivo da oficina é capacitar os empreendedores do município de Mazagão Velho que comercializarão produtos na praça de alimentação e para melhor receber os turistas que buscam novas experiências gastronômicas durante a Festa de São Tiago. A oficina aconteceu na Casa de Cultura no município na quinta-feira, dia 20.