Josiel Alcolumbre – Jornalista

Foi grande o esforço feito, desde a segunda parte do primeiro mandato do senador Davi Alcolumbre, no sentido de modificar o status da cidade de Macapá, que vinha apresentando um sistema viário em dificuldade para atender as mínimas exigências do trânsito intenso e crescente, e das promessas repetidas e não cumpridas, para muito melhor do que estava.

Havia a percepção de todos os usuários do sistema viário de Macapá que as vias (ruas, avenidas e travessas) estavam para entrar em colapso, travando o trânsito e prejudicando aqueles que, diariamente, tinham que se deslocar em transporte próprio ou em transporte coletivo, de casa para o trabalho e do trabalho para casa.

É verdade que a ascensão do senador amapaense ao cargo de presidente do Senado e, por conseguinte, do Congresso Nacional, abriu as portas que tinham as mais acentuadas travas, onde estavam saldos de orçamento importantes para  Macapá e as demais sedes municipais no Estado, e para a interligação dos diversos núcleos populacionais através da construção de estradas onde havia apenas caminhos pelos campos da zona rural amapaense.

Apenas para investimento em infraestrutura, o orçamento anual da Prefeitura de Macapá, como de outros municípios do interior do Estado, mais que dobraram ou triplicaram, pela ação de captação de verba, seja de restos de orçamento, seja de emendas parlamentares, todas canalizadas para investimentos em Macapá e outras sedes municipais.

O que se vê hoje, quando Macapá atinge a modernidade no sistema viário, com pistas novas e sinalizadas, principalmente horizontalmente, se percebe como sendo o resultado deste trabalho que não para e já é refletido em outros sistemas com o da segurança pública, da saúde, da educação, do turismo e outros que estão esperando o momento certo para apresentarem as suas evoluções.

O sentimento do senador Davi e de seus suplentes é de desenvolvimento, progresso e resultado e, para isso, o trabalho não para e os serviços aparecem com reflexos na qualidade de vida, na criação de empregos e na nova imagem para Macapá, Santana, Mazagão e tantas outras sedes municipais, atestado pelo reconhecimento do usuário.

O trabalho do senador Davi é exemplar na avaliação dos moradores residentes e mesmo na opinião dos visitantes sazonais ou pela primeira vez.