Rodolfo Juarez

Morador de longa data da Avenida Coaracy Nunes, em Macapá, depois de ter passado pela Avenida Mendonça Júnior (equina com a Rua Eliezer Levy) e pela Avenida Antonio Coelho de Carvalho (esquina com a Rua General Rondon), mais uma vez estou satisfeito com o resultado imaginado para a área de influência da Av. Coaracy Nunes.

A primeira vez foi depois do dia 10 de junho de 2006, data da inauguração do Lugar Bonito, assim “batizado” pela população que escolheu aquela área para dizer que era sua e dela tomou conta mesmo, fazendo com que a área se tornasse uma das mais lembradas da população quando o assunto é lazer.

Também, pudera, a área, uma das maiores da cidade, fica margeando o maior Rio do Mundo, de frente para o vento, vendo a maré “encher” e “vazar”, enquanto os filhos brincam soltando pipa, comendo pipoca, batata e banana frita, bebendo água de coco e ainda podendo correr, brincar e andar de bicicleta.

Pois bem, essa área está passando por melhoria e promessa de requalificação para melhor. Ora, se como foi concebida já era muito boa, melhorando vai ficar espetacular.

Um conjunto de homens e máquinas vem atualizando o asfaltamento das vias, melhorando a sinalização, ficando mais bonita e passando pela segunda rampa do Santa Inês, que não vai ficar como no projeto original, cheio de sofisticação, mas vai ficar muito bom, com as simplicidades introduzidas, com mais cores, mais opções.

A natureza tem sido benevolente com os macapaenses. Não é que nasceu do lado desse píer 2 do Santa Inês, um aturiazal que vai receber acessos para que o visitante se encontre no meio deles. Vai ser muito bom!

O asfalto novo, conquista do principal articulador de recursos, muitos recursos para o Estado, o senador Davi, que conseguiu fazer com que o Rio São Francisco, o Velho Chico dos nordestinos, incorporasse a bacia do rio Araguari, no Amapá e, com isso, trazer a Codevasf – Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba para integrar, com seu potencial econômico e financeiro, esse momento do desenvolvimento amapaense

A Lei 14.053/202 incorporou à área de atuação da Codevasf as bacias hidrográficas federais dos rios Pardo, Jequitinhonha e Mucuri, bem como as bacias estaduais dos rios Araguari no Amapá e seu homônimo em Minas Gerais.

Assim, a empresa passou a atuar em 3.113.903,78 km², abarcando 36,59% do território nacional, 2.675 municípios, em quinze estados: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal

O autor da projeto e seu principal articulador e defensor foi o senador Davi Alcolumbre quando presidente do Congresso Nacional.

Muito do que está se fazendo no Estado do Amapá é decorrência dos recursos vindos da Codevasf e, por dever de ofício, devemos reconhecer de quem foi a iniciativa para que esse grande financiador de obras e serviços públicos, também atuasse nas regiões amapaenses tendo como fundamento a incorporação do Vale do Araguari em sua área de atuação.